O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Bahia, vai disponibilizar aproximadamente 3.200 senhas para retirada da primeira habilitação, nesta terça-feira (30), último dia de atendimento antes de entrar em vigor as novas regras estabelecidas pela resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A resolução, de âmbito nacional, amplia as exigências para a retirada da primeira via do documento, o que tem gerado uma grande procura pela documentação nos Detrans de todo o país.

A sede do Detran Bahia, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, estará preparada para emitir 1.200 habilitações. As duas senhas restantes serão ofertadas pelos postos SAC da capital e interior, com exceção dos SACs Iguatemi, Liberdade e Estação Transbordo. Nos últimos dez dias, mais de 25 mil novos laudos para primeira habilitação foram emitidos no estado.

Já prevendo o aumento da demanda pelo serviço, o Detran triplicou o número de atendentes na sede do órgão, ampliando a oferta do documento que subiu de 600 para 1.200 documentos emitidos diariamente. Para minimizar os efeitos da procura de última hora, o Detran também realizou plantão especial, no último final de semana, quando foram atendidos mais de 2 mil cidadãos.

Alterações estruturais realizadas no Detran Bahia e a expansão do serviço para os postos SAC ainda no início deste ano, minimizaram os efeitos da larga procura pelo laudo da primeira habilitação. O Você Cidadão, programa de qualificação do atendimento ao público do Governo do Estado, reestruturou a dinâmica de atendimento do órgão, reduzindo o tempo médio, inclusive na área de habilitação de condutores.

A espera para abertura de serviço e pagamento de taxa foi reduzida de 40 para 25 minutos no setor de habilitação em períodos de normalidade. “As mudanças estruturais implementadas no Detran foram fundamentais para que pudéssemos viabilizar esse atendimento extra neste final de ano”, afirma o diretor do Detran/BA, Carlos Roberto Brandão.

Documentação

Para dar entrada no laudo é necessário apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A carteira de identidade deve estar em perfeitas condições de conservação e com foto atualizada. O órgão abrirá amanhã das 8 às 16h e o atendimento será ininterrupto.
Dentre as mudanças estabelecidas pela Resolução do Contra está o aumento da carga horária para o curso teórico, passando de 30 para 45 horas/aula. O curso de direção veicular também será ampliado de 15 para 20 horas/aula.