Parceria foi firmada entre Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e a Fundação de Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), de Santa Catarina para reforçar as atividades do Parque Tecnológico.

Uma missão liderada pelo secretário Ildes Ferreira e o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida, participou, nesta sexta-feira (5), de diversas reuniões e visitas a instalações de instituições ligadas à Certi.

A idéia é que a Fundação atue na atração de empresas, no sistema de incubadoras da Bahia, na aproximação entre universidades e empresas e no modelo de gestão do Parque Tecnológico.

Durante a visita, os representantes da Bahia conheceram de perto o trabalho que vem sendo executado pela Certi, responsável pela criação dos parques tecnológicos Alfa e Sapiens Park, além da primeira incubadora do Brasil, a Celta, em Florianópolis. Hoje, a cidade conhecida como importante pólo turístico, conta com 250 empresas de tecnologia que são responsáveis por 34% do PIB de Santa Catarina, superando inclusive o setor de turismo.

“Este trabalho de base vem sendo realizado desde a década de 80, com a atuação de incubadoras de empresas e efetiva participação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tem priorizado a geração de tecnologia, com laboratórios bem equipados e capazes de atender demandas do setor produtivo”, reconheceu o secretário Ildes Ferreira.

A visita incluiu as instalações do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta), uma grande incubadora que prepara empresas nascentes para o mercado. Atualmente, o Celta conta com 36 empresas incubadas, que geram 600 postos de trabalho, e já graduou outras 55 empresas. Uma das empresas, que já está em fase final de graduação, é a Agriness, responsável por um software de gestão da informação para a suinocultura.

Criada em 2001, a empresa atende hoje mais de 1.200 granjas em todo o Brasil, inclusive na Bahia. Outra empresa é a Hoplon, responsável pela criação de sistemas da informação e games que podem ser jogados online, a exemplo do Taikodom, um dos principais jogos da empresa e que pode ser baixado gratuitamente no www.hoplon.com.br.

“Atualmente contamos com 110 funcionários e prestamos serviços para diversas empresas, entre elas a IBM”, explicou Tarquínio Teles, um dos sócios do empreendimento.

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Prata, explicou que a UFSC tem buscado fomentar o surgimento de empresas inovadoras. “Queremos formar futuros empreendedores, ao invés de empregados, e contribuir para o surgimento de empresas de base tecnológica. A aproximação entre as empresas e a universidade também tem nos rendido bons frutos”, disse.

Uma dessas experiências ocasionou a criação, em 1998, da urna eletrônica, hoje utilizada para a realização de eleições em todo o Brasil.

Sapiens Park

Com uma área de 4,5 milhões de metros quadrados, o novo parque tecnológico, que está sendo implantado em Florianópolis, também foi idealizado pela Fundação Certi.

Para o Diretor Executivo do Sapiens Park, José Eduardo Fiates, o empreendimento vai dinamizar ainda mais a economia de Santa Catarina.Segundo ele, a previsão é que em 2030, o empreendimento gere 30 mil novos postos de trabalho e 400 empresas inovadoras, gerando mais de um bilhão de reais em arrecadação de impostos”, explicou.

Um dos atrativos do Sapiens, que também conta com trilhas ecológicas e centros de convivência é um estúdio de cinema de animação. “Começamos a produzir um filme orçado em R$ 10 milhões em parceria com o Canadá”, informou Fiates.

Na Bahia, o Parque Tecnológico está sendo implantado na Avenida Paralela. Está projetado para ser o centro de convergência do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação.

Fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal e a prefeitura de Salvador, o Parque contará com a participação de centros Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) das universidades baianas, além do setor empresarial, que terão o desafio de transformar conhecimento em tecnologia, criando processos e produtos inovadores. A previsão é que as operações do Parque Tecnológico de Salvador-Bahia comecem no final de 2009.