Os 82 primeiros alunos do Programa de Qualificação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação recebem, nesta quinta-feira (18), às 14h30, no Centro Batista Clérinston Andrade, na Avenida Garibaldi, em Salvador, o certificado de conclusão do curso.

Uma nova turma de 270 alunos começa a formação em fevereiro e outra, de 830, será selecionada em maio de 2009. O programa pretende inserir no mercado de trabalho de TI 10 mil estudantes, na faixa etária de 16 a 24 anos, do ensino médio da rede pública.

Dados do Ministério da Ciência e Tecnologia apontam que, em 2008, havia uma demanda de 20 mil vagas em aberto neste setor da economia moderna. As matérias básicas do curso são Linguagem de Programação, Inglês Técnico, Matemática e Português.

Também será ofertada orientação para o trabalho e estágio. A formação levará 18 meses e a expectativa é de despertar interesse nos estudantes em procurar cursos superiores em informática, além de identificar novos talentos entre os alunos.

Os cursos contemplam também jovens de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Candeias, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Ilhéus.

A carga horária é de 300 horas, principalmente de linguagem de produção e suporte, além de oficinas de preparação para o ambiente de trabalho. As aulas ocorrem em laboratórios devidamente adequados nas escolas, em horário oposto ao cursado regularmente pelo estudante.

Algumas turmas cumprem uma carga de 50 horas de Português, com foco em compreensão de texto e 40 horas de Matemática, voltadas para lógica, além de 110 horas de Inglês experimental. O processo de seleção ocorre nas escolas, por meio de provas de conhecimento geral, Português, Matemática e Informática.

Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

O Programa Estadual de Qualificação em Informática é uma ação das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (SEC), do Órgão de Gestão Estratégica de TIC (Ogetic) da Casa Civil, e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD).