Um sistema eletrônico portátil, adaptável e dinâmico, capaz de ajudar pessoas com transtornos comunicativos ou de linguagem, sejam congênitos, degenerativos, adquiridos ou temporários. Esse é um dos 16 produtos que deverão entrar no mercado nos próximos anos com recursos do Edital de Apoio a Projetos Estratégicos, lançado de maneira inédita pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Uma solenidade realizada nesta quinta-feira (4), na sede da Fapesb, marcou o início do repasse dos financiamentos para os pesquisadores aprovados.

Parque Tecnológico

Com um valor total de R$ 4 milhões, o edital foi aberto com o intuito de financiar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico ligados às áreas estratégicas do Parque Tecnológico de Salvador-Bahia: Biotecnologia; Engenharia de Materiais, Produtos e Processos; Nanotecnologia; e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Alguns dos projetos aprovados serão desenvolvidos em parceria com empresas baianas, como é o caso do sistema eletrônico para portadores de deficiências em comunicação e linguagem, que foi desenvolvido pelo doutor em Engenharia Elétrica, Lucas Travassos, e será produzido pela Distak. “A articulação entre a Academia e o Setor Produtivo é indispensável para o fortalecimento da base científico-tecnológica da Bahia”, afirma o diretor de Inovação da Fapesb, Elias Ramos de Souza.

Biodiesel e Saúde contemplados

Outros projetos que foram aprovados no edital vão favorecer o setor de biocombustíveis, a exemplo do uso de enzimas para produção de bioetanol, de autoria de Rodrigo Nascimento, pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e do monitoramento da qualidade do biodiesel produzido no estado, desenvolvido por Cristina Quintella, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A área de Saúde também teve dois projetos aprovados, que deverão resultar na produção de vacinas para leptospirose humana e leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, desenvolvidas pelos pesquisadores da Fiocruz/BA Manoel Barral e Mitermayer dos Reis, respectivamente.

A lista completa com os 16 aprovados no Edital de Apoio a Projetos em Temas Estratégicos está disponível no portal www.fapesb.ba.gov.br.