Os profissionais que trabalham na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), como terceirizados, pela Fundação José Silveira, terão os vencimentos reajustados em 30%.

A medida beneficia 577 servidores de diversas áreas, com formação nos níveis médio e superior. Serão contemplados enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos, além de funcionários de unidades como Pronto-Atendimento e Centro de Apoio ao Egresso.

Os orientadores das Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases) de Salvador, Simões Filho e Feira de Santana, também serão atendidos com a medida, que começa a vigorar no mês de janeiro.

A iniciativa é resultado de um processo de negociação com os servidores, que durou aproximadamente um ano, envolvendo também o sindicato que representa a categoria. As discussões tiveram participação direta do diretor geral da Fundac, Walmir Mota, e do secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate á Pobreza, Valmir Assunção.

Com o reajuste, os servidores que prestam serviço por meio da Fundação José Silveira terão seus vencimentos equiparados ao salário dos profissionais concursados e do Regime Especial do Direito Administrativo (Reda).

Fundac

A Fundação da Criança e do Adolescente é o órgão responsável pela execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei na Bahia. É uma entidade governamental da administração indireta, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O órgão foi institucionalizado em maio de 1991, a partir da reestruturação da antiga Fundação de Assistência a Menores da Bahia (Fameb). A Fundac atua com o objetivo de promover a ressocialização do adolescente envolvido em ato infracional, executando medidas socioeducativas determinadas pelos juizados da Infância e Juventude.

Durante o atendimento são feitos acompanhamento psicológico, social e pedagógico e ainda são oferecidos serviços de saúde, ensino escolar, profissionalização e atividades de arte–educação e esporte.