Os 150 jovens selecionados para compor a primeira turma do Programa Mais Futuro tiveram, nesta segunda-feira (2,) sua aula inaugural. Oferecido pela Secretaria da Administração (Saeb) em parceria com as Voluntárias Sociais do Estado, o treinamento faz parte do processo de capacitação continuada que vai habilitar os jovens para os seus futuros trabalhos.

Com o Mais Futuro, o Governo da Bahia vai inserir jovens oriundos da rede pública de ensino como aprendizes da administração pública estadual, capacitando-os para atuar no mercado de trabalho. Os aprendizes terão acesso a conhecimentos teóricos e práticos, além de conhecer as especificidades do funcionamento da administração pública. Os 150 primeiros colocados da seleção do Mais Futuro, realizada em outubro deste ano, vão trabalhar nos postos SAC.

Prestes a ter a sua primeira experiência profissional, Silier Borges, 20 anos, é um dos aprovados no primeiro processo seletivo do Mais Futuro. Estudante do segundo semestre de psicologia, ele não escondeu a sua satisfação em poder trabalhar em um posto SAC. “Para nós, que somos estudantes carentes, trabalhar no SAC é uma oportunidade e tanto. Não só por ter a carteira assinada, mas porque com certeza a experiência vai valer muito”, comentou.

Luciene Coutinho, 18 anos, também terá a sua primeira experiência profissional no SAC. “Poucas pessoas têm a oportunidade de ter no primeiro emprego uma experiência tão rica como vai ser trabalho no SAC. Isso porque além da prática ,o Mais Futuro vai nos dar toda a teoria para embasar o nosso trabalho. Espero que essa oportunidade me auxilie bastante para as minhas próximas experiências profissionais”, comentou a candidata aprovada.

O programa

O Programa Mais Futuro é desenvolvido pela Secretaria da Administração, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Ao todo, 3.074 jovens foram classificados. Excetuando-se os 150 primeiros colocados – que vão trabalhar em postos SAC – os demais classificados estão compondo o banco de aprendizes coordenado pela Saeb, podendo ser convocados por outras instituições públicas para as próximas oportunidades.

A primeira dama do Estado Fátima Mendonça deu as boas vindas aos jovens, estimulando-os a aproveitar a oportunidade para obter uma boa experiência profissional. “A atuação como aprendiz no serviço público lhes garantirá a bagagem necessária para os desafios futuros”, comentou Fátima.

Durante a aula inaugural, os jovens aprendizes conheceram a estrutura da rede SAC e as atividades que desempenharão nos postos. As tarefas de cada um foi explicada pela diretora de Gestão da Qualidade do SAC, Andréia Paiva, que destacou algumas das tarefas a serem realizadas durante a passagem dos aprendizes pelos postos SAC. “Vocês vão trabalhar diretamente com o público, atendendo os cidadãos, orientando-os quanto aos serviços oferecidos e fazendo a triagem de documentos necessários”, explicou a diretora.

Os candidatos selecionados já passaram pela prova teórica e pela avaliação de perfil. A previsão é que eles comecem a atuar nos postos SAC já no mês de janeiro, aliando os conhecimentos teóricos obtidos na capacitação ao trabalho prático.

O treinamento está dividido em duas partes: aulas teóricas que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, administração pública, informática, noções de empreendedorismo e qualidade total, entre outros; além do estágio prático a ser realizado nos postos SAC, com destaque para a qualidade do atendimento ao público.

Os jovens deverão cumprir carga horária de seis horas diárias, terão carteira assinada e receberão uma bolsa no valor de R$ 450, além de vale lanche e plano de saúde, benefícios superiores ao que estipula a Lei do Aprendizado. O programa constitui uma formação técnico-profissional de adolescentes e jovens através de contrato de aprendizagem que não deve extrapolar dois anos. Eles foram classificados no primeiro processo seletivo do Programa Mais Futuro, que alcançou um total de 12 mil inscritos que realizaram provas em outubro.