Mais 110 trabalhadores concluíram, na manhã desta sexta-feira (19), os cursos de operador de telemarketing, cabeleireiro, corte e costura, cuidador de pessoas e garçom e garçonete, previstos no Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ. Somente nesta semana, mais de 300 profissionais foram certificados em cursos do programa, executado na Bahia pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do governo federal. A solenidade de entrega do certificados aconteceu na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC), em Salvador.

Os alunos foram selecionados a partir de cadastro feito pelas Voluntárias Sociais, que adotou como critério para seleção pessoas desempregadas ou que tenham renda familiar de até dois salários mínimos. O público-alvo foi de beneficiários do programa Bolsa Família.

“Muitas pessoas procuram as Voluntárias em busca de auxílio ou de alguma atividade que gere renda. Por isso, pensamos em qualificar profissionais para que possam exercer a atividade com segurança e mais qualidade”, declarou a assistente social Marineuza Barbosa, das Voluntárias Sociais.

Emprego

De acordo com os participantes, o curso foi fundamental para ampliação de conhecimento, o que contribuirá para a inserção no mercado de trabalho. Daniel de Jesus, morador do bairro da Fazenda Grande, 25 anos, declarou que ter participado da qualificação de garçom foi um divisor na sua história, pois assegurou a conquista do seu primeiro emprego.

“Minha carteira nunca foi assinada e sempre que ia procurar trabalho eu não me encaixava no perfil da vaga. Aí resolvi fazer o curso e antes mesmo de concluir, o SineBahia me convocou, porque tinham uma oportunidade para mim. Agora já estou trabalhando”, comemorou o garçom.

“Esses profissionais estão capacitados para ser inseridos automaticamente no mercado de trabalho e o cadastro no SineBahia é o primeiro passo para essa conquista”, observou a superintendente estadual do Trabalho, Maria Thereza Andrade.

Com 200 horas de duração, os cursos foram executados por três entidades, o Instituto Americano de Moda e Arte (Iamca), a Associação de Desenvolvimento Sócio-Educativa e Cultural da Bahia (Adesc) e o Movimento Associativo Técnico Educacional e Profissional da Bahia (Mastepba). As aulas ocorreram na sede das Voluntárias Sociais, entre setembro e dezembro deste ano.