Moradores dos bairros da Federação, Garcia, Cajazeiras e Bairro da Paz e, na sua maioria, em busca do primeiro emprego. Esse foi o perfil dos profissionais capacitados pelo Plano Territorial de Qualificação (Planteq).
Eles receberam o certificado em solenidade realizada, na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em Salvador.

Os cursos foram de técnicas de vendas, operador de telemarketing, repositor de frios e perecíveis e atendente de clínica médica. A ação contemplou, além da capital, os municípios de Barra do Choça, Candeias e Conceição do Jacuípe. Cada uma das nove turmas foi formada por 22 alunos.

O Planteq é coordenado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a ação foi executada pela Associação de Desenvolvimento Socioeducativa e Cultural da Bahia (Adesc).

Integrante da turma de repositores de frios e perecíveis, Renivaldo Santana, 21 anos, declarou que após participar da capacitação, se sente mais seguro para ir em busca do primeiro emprego.

“Foi um curso simples, porém produtivo. Acredito muito na soma dos conhecimentos e, agora, tenho uma chance a mais para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho e ter a minha carteira assinada”, afirmou o aluno.

Inserção

O secretário Nilton Vasconcelos participou da solenidade de certificação e, durante discurso, assegurou que a Setre é consciente que o mercado de trabalho não é fácil, mas que quem se qualifica amplia as suas chances de inserção.

“Temos, atualmente, em todo o estado, 15 mil vagas em diversos cursos de qualificação. É um avanço se comparado ao que ocorria ao longo dos anos, mas temos a consciência que precisamos fazer muito mais e estamos fazendo”, enfatizou.

A inserção no mercado de trabalho era a maior preocupação dos alunos que recebiam os seus certificados. A Adesc tem por obrigação inserir, no mínimo, 20% dos participantes, mas todos os alunos são cadastrados automaticamente no SineBahia.

As aulas foram ministradas entre 6 de outubro e o dia 13 deste mês. Os alunos tiveram direito a auxílio transporte, alimentação e aos módulos educacionais. Além da Setre, a Adesc contou com parceiros na execução do curso. A FTC cedeu o espaço para abrigar duas turmas e o jornal A Tarde, que além de realizar uma aula prática, no seu call center, contratou dois alunos para fazer parte da sua equipe de operadores de telemarketing.