Pela primeira vez a Bahia esteve presente na Conferência da Associação Americana de Operadores de Turismo (Ustoa), entre 3 e 5 deste mês, na cidade de Palm Springs, Califórnia (EUA). A Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa, apoiadas pela Embratur, puderam estreitar laços com os operadores americanos, participar de diversas rodadas de negócios e mostrar os principais destinos e produtos turísticos da Bahia na 40ª Ustoa.

Cerca de 750 participantes de vários países assistiram a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, e o coordenador de Turismo Étnico, Billy Arquimimo, apresentar um vídeo sobre os destinos turísticos baianos. “Após a exibição, os participantes buscaram muitas informações sobre os roteiros da Bahia”, disse Arquimimo, ressaltando a importância do público: “estiveram lá os maiores operadores dos EUA, que chegam a trabalhar com 25 mil clientes no mundo”.

A Bahiatursa e Setur iniciaram uma parceria com o governo de Santa Catarina. “Vamos fechar pacotes turísticos envolvendo os dois destinos para roteiros culturais e GLS, inclusive participando, em janeiro, de uma convenção para tratar somente do segmento GLS”, informou Billy.

Na noite de encerramento do evento, houve apresentação de grupos musicais de samba e de música baiana, além da recepção com baianas entregando fitinhas do Senhor do Bonfim e da entrega de sacolas com material publicitário sobre o destino Bahia.

Perfil do turista americano, segundo a Embratur:

  • são os turistas que mais fazem viagem de lazer no mundo;
  • buscam boa culinária, locais para compra, gostam de visitar lugares históricos e patrimônios culturais;
  • gastam, em média, no Brasil, com lazer U$145/dia e com negócios U$202/dia.