O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) suspendeu por 30 dias a emissão e a renovação de outorgas (autorização para uso da água) e dispensas dos usos dos recursos hídricos no domínio do aqüífero Cárstico, na região da bacia hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré.

A medida, motivada por uma orientação do Ministério Público Estadual, é em decorrência da escassez e do uso excessivo de água e de problemas recentes ocorridos na região, como a abertura de fendas no solo do município de Lapão. A portaria nº 040/09 – DG foi publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial do Estado.

De acordo com o diretor de Regulação do Ingá, Luiz Henrique Pinheiro, o órgão está promovendo uma série de ações para acompanhar a situação, a exemplo do cadastramento de usuários da água; intensificação nas operações de fiscalização e da formação de um grupo de trabalho do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré.

Um estudo foi iniciado no órgão para orientar a gestão dos recursos hídricos na região e sobre os riscos associados ao uso da água, devido à super explotação de água em Lapão.