Os antigos computadores dos Centros Digitais de Cidadania (CDCs) em funcionamento nos SACs começam a ser trocados por outros, mais modernos. Equipadas com monitores LCD e mais capacidade de processamento, as máquinas vão garantir mais velocidade no acesso gratuito à internet.

Em uso há mais de quatro anos, os equipamentos apresentavam muitos problemas e exigiam manutenção constante, o que também causava transtornos aos usuários.

A substituição já foi concluída no SAC de Cajazeiras, em Salvador, e até o fim de semana os usuários das unidades de Ilhéus e Vitória da Conquista também vão ter os terminais à disposição. Barreiras vai ser a próxima cidade a ter os novos computadores.

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que reconheceu a necessidade da atualização dos equipamentos. Em toda a Bahia, já são quase 700 unidades em funcionamento, garantindo a inclusão sociodigital de 500 mil usuários. Ainda no primeiro semestre, a rede deve passar de mil unidades.