Rosely Arantes,
de Belém (PA)

O Governo da Bahia junto com organizações sociais compartilha a experiência da 1ª Conferência de Comunicação Social do país. O debate acontece durante as atividades do Fórum Social Mundial e também no Fórum das Autoridades Locais, que destaca a atividade como exemplar no âmbito das políticas públicas.

A mesa redonda acontece nesta quinta-feira (29) e tem por objetivo ampliar o debate da comunicação como um direito social e humano. Para isso é necessária a sua democratização, tendo o Estado como co-responsável, junto com a sociedade, na implementação de ações que viabilizem o desejo e bem estar popular. Será um espaço de apresentação dos participantes da Conferência, desde o planejamento à execução.

Participarão da mesa o assessor geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia, Robinson Almeida; o jornalista do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Mário Sartorello, além de Thaís Souza, membro do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Sarah Roberta Carneiro, integrante da ONG baiana Cipó – Comunicação Interativa.

No Fórum das Autoridades Locais (Falfala), espaço oriundo do FSM e voltado para o debate e articulação das autoridades locais, o pioneirismo da Conferência de Comunicação baiana está sendo apresentada como destaque de política participativa, inclusiva e democrática.

O Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.

Este ano, entre os objetivos que o norteiam está “a democratização e descolonização do conhecimento, da cultura e da comunicação, pela criação de um sistema compartilhado de conhecimento e saberes, com o desmantelamento dos Direitos de Propriedade Intelectual”.

O Fórum Social Mundial se caracteriza pela pluralidade e diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo.

Serviço

Mesa Redonda A Construção da 1ª Conferência de Comunicação Social do Brasil (Bahia /2008) – Uma experiência compartilhada entre o Governo da Bahia e a sociedade – 29/01 (quinta-feira), no turno 3 (15h30-18h30), sala AP 12, pavilhão AP da UFPA Profissional.

Fórum Social Mundial – FSM
27 de janeiro à 01 de fevereiro
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
www.fsm2009amazonia.org.br
Fórum das Autoridades Locais – Falfala
30 e 31 de janeiro
Local: Hangar – Centro de Convenções de Belém