LOCAL: Parque de Exposições Agropecuárias da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador.
DATA: 31.01.09 (sábado)
HORÁRIO: 20h

O QUE É: Encerramento do 11º Festival de Verão de Salvador.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: A edição deste ano teve como tema “Movido pela Mistura” e foi divida em três espaços diferentes. São eles: “Boteco do Samba”, com atrações como Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal e Revelação, “Arena Festival”, que teve entrevistas especiais e debates com a participação do público intercalando os shows, e “Mercado Mundo Mix”, apresentando estilistas, grafiteiros, tatuadores, artistas plásticos, performáticos, entre outras tendências baianas e mundiais. Por fim, completando a grade de espaços, “Arena Universitária”, com pagode e forró, Tenda Eletrônica, Broadway e Feira Cidadã. A primeira edição do festival ocorreu em 1998, no antigo Hotel Transamérica.

PROGRAMAÇÃO: Na abertura do festival houve a apresentação dos seguintes artistas e bandas: Biquini Cavadão; Daniela Mercury; Chiclete com Banana; O Rappa; A Zorra. No dia 29, foi a vez de Jota Quest; Ana Carolina; Ivete Sangalo; Eva; artistas do encontro com forró (Aldemário Coelho, Cavaleiros do Forró, Estakazero, Flávio José, Magníficos e Saia Rodada). No dia 30, marcaram presença Nando Reis; Asa de Águia; Natiruts; Jammil; artistas do Encontro do Samba (Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Fundo de Quintal, Mariene de Castro, Nelson Rufino e Revelação). Na festa de encerramento, o evento contará com a participação do Olodun; Capital Inicial; Alanis Morrissette; Victor e Léo; Psirico.

POLICIAMENTO: Para garantir a segurança dos participantes durante o festival, foi empregado um efetivo de 2.134 Policiais Militares. A PM utilizou tropas dos Batalhões de Polícia de Choque, de Apoio Operacional (BaPOP), dos Esquadrões de Polícia Montada, de Motociclistas Águia, da Academia de Polícia Militar e de Guarnições das Rondas Especiais (Rondesp), além do apoio de policiais militares das Companhias Independentes e do 12º Batalhão (Camaçari). O Comando de Operações Bombeiros Militares da PM também participou do esquema de segurança, com patrulhas de socorrismo e viaturas do Salvar, além do grupamento de combate a incêndios. 

AÇÕES DE SAÚDE: Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) marcou presença no festival, através do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPs AD) e do Grupo Técnico de Álcool e Drogas. Durante os quatro dias de festa, uma equipe composta de assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e redutores de danos, desenvolveu ações de saúde, utilizando uma abordagem dinâmica e descontraída, com o objetivo de prevenir os foliões quanto aos riscos do uso abusivo de drogas e oferecer dicas de prevenção e cuidados com a saúde. Além disso, foram realizadas algumas dinâmicas, no sentido de conscientizar as pessoas abordadas para a necessidade de não associar álcool e direção. No ano passado, mais de 10 mil pessoas foram abordadas no festival, sendo 80% do sexo masculino. Ainda na 10ª edição foram distribuídos mais de 18 mil preservativos e mais de 26 mil materiais educativos. A campanha de prevenção às DST/Aids e redução de danos realizado pelo CAPs AD e GT de Álcool e Drogas, que esse ano tem como slogan “No verão da Bahia…abuse da alegria. Proteja a vida!”, foi iniciado durante a Lavagem do Bonfim, com a parceria do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) e apoio da coordenação estadual de DST/Aids e Detran. O trabalho também será realizado na Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, e durante o Carnaval.
 
PRODUTOS TURÍSTICOS: Durante o Festival de Verão, os turistas tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais, o golfe, o artesanato, o turismo étnico, o enoturismo e diversos outros produtos turísticos da Bahia. A Secretaria do Turismo (Setur) e a Bahiatursa montaram dois estandes para realizar um trabalho de divulgação dos principais pólos e destinos turísticos do estado. Já no camarote Seda, local que teve boate com performances especiais de grandes DJ’s, o tema do estande foi o projeto Espicha Verão – Praia 24 horas. Em outro estande, localizado na Broadway, avenida principal do Festival de Verão Salvador, onde se concentram fast foods e os estandes promocionais dos patrocinadores, o tema foi “Bahia Muito Mais!”, com foco no São João e no Disk Bahia Turismo. 

OUTRAS AÇÕES: Além dos projetos citados acima, o Governo da Bahia tem investido em outras iniciativas com o objetivo de oferecer ao turista lazer, segurança e novas opções de serviço, além de divulgar a importância do estado para outros países. Seguem abaixo algumas destas ações e outras informações sobre os projetos apresentados pelos estandes no Festival de Verão: 

Projeto Espicha Verão: Com objetivo de prolongar a permanência dos turistas em Salvador, o projeto transforma o Porto da Bahia em área de lazer e entretenimento, com a programação Praia 24 Horas. Diversas atividades culturais e esportivas serão realizadas no Porto da Barra com a finalidade de atrair e garantir a permanência do turista na cidade, nos três sábados posteriores ao carnaval (07, 14, 21). Repetindo o sucesso do ano passado, grandes nomes da música da Bahia, grupos folclóricos, praça das artes, artesanato, cinema itinerante e concurso de caldos prometem um resgate da cultura popular, com tarifas hoteleiras e aéreas mais baratas. 

Disque Bahia Turismo: Em setembro de 2008, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103. 

Festas populares e eventos: A revitalização de festas populares, realização de eventos temáticos e qualificação da mão-de-obra e dos serviços turísticos foram algumas das iniciativas desta gestão. Os festejos de São João, na capital e no interior, receberam investimentos de R$ 9 milhões. Além disso, houve a realização de eventos nacionais e internacionais, como Rali dos Sertões, Campeonato Internacional de Surfe (em Itacaré e Praia do Forte), Festa da Boa Morte e festivais de inverno de Lençóis e Vitória da Conquista. 

Comunicação: No âmbito da comunicação social, houve o lançamento da revista “Viver Bahia” e a reformulação do portal: www.bahia.com.br, da internet. Além disso, foi lançado um site para os festejos de São João: www.saojoaobahia.com.br.
• Centro de Convenções: A reestruturação administrativa dos centros de Convenções de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, significou a redução de 70% dos custos de manutenção em Porto Seguro e de 50% no déficit financeiro do Centro de Salvador. 

Nova operação: Em outubro último, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de vôos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo. 

Prodetur: Através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram aplicados R$ 86,4 milhões no biênio 2007-2008. Entre as obras em execução estão a estrada Camumu-Itacaré e a ponte sobre o Rio de Contas, nas quais estão sendo investidos de R$ 104 milhões e o Sistema de Esgotamento Sanitário, Urbanização e Drenagem de Imbassaí, com investimento de R$ 7,5 milhões. Em Salvador estão sendo aplicados R$ 25 milhões para revitalizar a orla marítima e recuperar o patrimônio histórico. 

Vôos internacionais: A Bahia conta com 15 novos vôos internacionais regulares, totalizando agora 29. São sete novas frequências com origem na Argentina, nos Estados Unidos (Miami) e um, na França (Paris). A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado junto a União, as empresas aéreas e seus respectivos governos. 

Qualificação: Para fortalecer a marca “Bahia”, o projeto “A Bahia é Muito mais Verão” investiu R$ 1,1 milhão na qualificação de 5.700 pessoas (entre policiais militares, taxistas, baianas de acarajé, barraqueiros e ambulantes). No interior, foi iniciada também a qualificação de 1.200 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, residentes no entorno rural das zonas turísticas, em 22 municípios. Os recursos foram repassados pelo Governo Federal, no Projeto Consórcio Social da Juventude Rural. 

Enoturismo: Lançado em outubro de 2008, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro de 2008, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores para a implantação do Plano Grande Baixio, um empreendimento turístico no litoral norte da Bahia que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final de 2007: O Sindicato dos Trabalhadores e Profissionais de Turismo (Sintur) e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.

Destino Bahia: A promoção do “Destino Bahia” foi intensificada por meio da participação em grandes feiras e eventos. Até 2008, foram investidos R$ 2 milhões da promoção no mercado internacional e mais R$ 3 milhões no mercado nacional. Em publicidade, material promocional, promoções de eventos e desenvolvimento de novos produtos turísticos, foram investidos R$ 17,5 milhões.