O programa de rádio “Conversa com o Governador”, que vai ao ar nesta terça-feira (20), tem como tema principal Educação e Juventude. Jaques Wagner destaca que nos dois anos do seu governo houve uma redução de cerca de R$ 7 milhões nas despesas com os serviços de matrícula na rede estadual, o que permitiu mais investimentos na qualificação da educação pública, aumentando expressivamente o número de alunos matriculados nos ensinos regular e profissionalizante.

Ele também comemora a criação do Trilha, programa que beneficia a população jovem com várias ações educacionais e de formação profissional. Outros assuntos levantados pelo governador são a eleição de dirigentes escolares, a posse dos membros do Conselho Estadual da Juventude e o novo modelo de se fazer gestão pública na bahia. "Essa é marca do nosso governo: transparência, diálogo social e eficiência", enfatiza.

O Conversa com o Governador pode ser acessado pela página www.comunicacao.ba.gov.br/conversa e pelo 0800-071-7328. O programa é reproduzido por várias emissoras de rádio da capital e do interior, além de ser veiculado pela Educadora FM 107,5 Mhz e repercutido por outros meios de comunicação.

Dentro do novo modelo administrativo de democracia com eficiência e transparência, o governador lembra das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas da rede pública estadual, que tiveram a participação de cerca de 600 mil votantes, entre professores, estudantes e pais de estudantes. Para ele, é mais um ato que compõe a série de medidas tomadas pelo Estado para dar prioridadade à Educação na Bahia, lembrando que os novos dirigentes tiveram que apresentar um Plano de Gestão Escolar e foram avaliados por uma Banca Examinadora antes da disputa eleitoral. "Com mais democracia, a gestão fica melhor e a sociedade cobra mais. É preciso que as pessoas, pais de alunos, alunos, sintam-se donos da escola pública porque é para isso que ela serve: ela é da comunidade", frisa.

A associação da formação educacional, qualificação profissional e a criação de possibilidades de entrada no mercado de trabalho de jovens de 16 a 29 anos, beneficiados pelo Bolsa Família, são apontadas como ações do programa Trilha. "O que mostra que o nosso governo dá prioridade à juventude", comenta Wagner. Segundo ele, serão investidos R$ 50 milhões neste programa, em 2009, beneficiando diretamente 56 mil jovens. Além disso, com a participação do governo estadual no Projovem, outros 23,4 mil jovens serão atendidos em programas de qualificação nos meios urbanos e rural.