Para planejar e avaliar a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC) este ano, além de indicar as perspectivas para 2010, será realizada nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a Oficina para Elaboração do Plano Operativo Anual, no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã.

O Plano Operativo Anual é um instrumento que permite o planejamento conjunto do programa, focado na estratégia de esforços para execução do PNFC e que agrega as ações dos participantes. A oficina visa elaborar as ações de maneira articulada com as demais políticas públicas estaduais voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.

O PNCF é um programa do governo federal realizado através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o apoio do Banco Mundial (Bird). Na Bahia, o programa é coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Secretaria da Agricultura (Seagri).

O PNCF possibilita aos trabalhadores rurais sem-terra o acesso à terra por meio de financiamento para aquisição de imóveis rurais. São também financiados os investimentos em infraestrutura básica (casas, energia elétrica, rede de abastecimento de água, estradas) para a estruturação da unidade produtiva (assistência técnica, investimentos iniciais na produção) e projetos comunitários.