Exibição de filmes infantis, oficinas de origami, de produção de máscaras e de painéis, jogos educativos e contação de histórias. Essas são algumas das atividades que integram a programação especial das bibliotecas públicas em Salvador para a criançada nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias escolares.

Além da Monteiro Lobato, no bairro de Nazaré, diversas atividades, todas gratuitas, vão acontecer na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, e na Thales de Azevedo, no Costa Azul. Elas funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h.

Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon, órgão da à Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Kilma Alves a programação tem o objetivo de estimular a leitura e de criar o hábito nas crianças de freqüentarem as bibliotecas através de ações lúdicas.

“Durante todo o ano, elas estão nas escolas, e nesse período de férias os pais que quiserem podem trazê-las para uma de nossas unidades onde estarão acontecendo diversas ações lúdico-educativas”, afirmou Kilma.

Na manhã desta sexta-feira (9), a autora do livro Contar Histórias: Uma Arte sem Idade, Betty Coelho, contava uma história para um grupo de 15 crianças no salão da Biblioteca Monteiro Lobato. Para ela, o ato de contar histórias requer paciência e muito entusiasmo. “Não conto histórias de improviso, preparo todo o roteiro e fico muito atenta ao ritmo, para que as crianças não percam o interesse”, explicou.

O estudante Felipe Vieira, nove anos, disse que já aprendeu muitas coisas novas participando das brincadeiras e oficinas no mesmo espaço. “Hoje aprendi a trabalhar com o papel, fazendo bichos como uma borboleta. Gosto também das histórias e dos jogos daqui”, declarou, antes de voltar para a oficina de origami.

Super-heróis

No Setor Infantil da Biblioteca Pública dos Barris serão exibidos filmes com o tema Super-heróis, todas as terças, quartas e sextas, com sessões às 10 e às 15h. No mesmo local, as crianças vão poder ouvir histórias, todas as segundas e quartas, às 10 e às 15h.

No dia 14 deste mês, às 15h, será a vez da criançada aprender a confeccionar móbiles, e no dia 30 (Dia Nacional da História em Quadrinhos) os pequenos leitores criarão um painel sobre os heróis dessas histórias que costumam ser o primeiro contato com as letras.

Consta da programação da Monteiro Lobato O Momento da Poesia, todas as quintas-feiras, às 10 e às 15h. Já na Thales de Azevedo, as crianças vão poder resolver passatempos como palavras cruzadas.