A partir desta segunda-feira (19) e até 23 de janeiro, o Pelourinho Cultural recebe, na Galeria Pedro Archanjo, a exposição de fotos da vida e da obra do artista Nelson Maleiro. A banda Didá também presta homenagem ao artista nesta terça (20), no largo Tereza Batista.

A exposição Nelson Maleiro fica em exibição de hoje até 23 de janeiro, das 9h às 18h, na galeria Pedro Archanjo e o show da Didá acontece nesta terça-feira (20), às 19h, no largo Pedro Archanjo, com entrada franca. Os eventos celebram o centenário de nascimento do artista e importante personalidade do Carnaval de Salvador, Nelson Maleiro (1909-1982), considerado um revolucionário da estética carnavalesca.

Biografia – Nelson ‘Maleiro’ Cruz – o Gigante de Bagdá, atuou como músico, criador de instrumento de percussão, carnavalesco, artista, desportista, animador cultural e compositor.

Maleiro fabricava, consertava e tocava instrumentos como tamborim, bongô, timbau, atabaque, tumbadora, bateria completa, pandeiro, agogô, dentre outros. Como percussionista inovador, já se apresentou tocando bombo com duas baquetas em vários blocos, entre eles o Vai levando, Barroquinha Zero Hora, Ritmistas do Samba, Nega Maluca.