O verão baiano ganha mais força no Largo do Porto da Barra com o Delícias do Porto, evento promovido pelo Instituto Mauá, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ao cair da tarde, para brindar o pôr-do-sol na Baía de Todos-os-Santos, as maravilhas da culinária típica temperam as tardes de sexta-feira, das 17 às 21h, até março.

O tradicional sabor do azeite de dendê condimenta o vatapá, o caruru e a moqueca, que dividem espaço no menu com o sarapatel, a maniçoba e o xinxim de bofe, entre outras iguarias da cozinha regional. O gosto doce fica por conta de quitutes como a cocada, o mingau, o beiju e bolos dos mais variados sabores.

O Delícias do Porto surgiu no final de 2007, mas a prática de promoção da típica culinária do estado advém desde a década de 70, quando o Mauá promovia a chamada Ceia Baiana do Porto da Barra.

À época, as baianas filhas-de-santo, trajadas com vestimentas afro-baianas, comercializavam suas iguarias aos domingos, ocupando todo o calçadão – hoje, o largo comporta dez barracas. A ceia também era promovida no Rio Vermelho, às quintas-feiras.

“A junção da culinária afro-portuguesa e indígena foi incorporada pelo povo baiano e o seu fazer, além de uma questão de cultura, é altamente artesanal e está vivo no dia-a-dia, em cada casa”, destacou Marlice Almeida, que esteve à frente da Ceia Baiana por mais de dez anos.