A Caravana da Educação trouxe resultados importantes que irão contribuir, dentre outras áreas, para o avanço do ensino superior na Bahia. Foi com esta intenção que o secretário da Educação, Adeum Sauer, assinou nesta sexta-feira (23), o termo de doação de áreas da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), onde funcionou a Escola Adozindo, para o Campus VIII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Paulo Afonso. A Caravana segue com as atividades até sábado (24).

Com a doação, a universidade irá ampliar a oferta de cursos de graduação, além de expandir a pesquisa e extensão e o sistema de biblioteca. Será criado também o Centro de Pesquisa Agroambientais para o Bioma da Caatinga, que trará novos pesquisadores para a região.

Para o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, a Universidade só tem a agradecer, pois a iniciativa irá impulsionar o desenvolvimento educacional da região, estimulando comunidades, como a indígena, a fazer um curso de nível superior.

De acordo com o secretário da Educação, Adeum Sauer, Paulo Afonso tem vocação para ser um pólo de educação superior. Para o diretor regional da Chesf, Gilberto Pedrosa, a companhia fez a transferência pautada na possibilidade da Uneb ampliar seu campus e se tornar pólo de referência na área de ensino superior. “A comunidade de Paulo Afonso só tem a ganhar e é uma oportunidade de expandir a educação superior qualificando a comunidade local e adjacências”, disse Pedrosa.

O Secretário recebeu das mãos do diretor da universidade, Juracy Marques, um documento com as necessidades da Uneb. Em seguida, partiu para visitas às unidades de ensino Adozindo (prédio que foi doado à Uneb), Carlina Barbosa de Deus e Polivalente.

Univasf

O secretário também anunciou a implantação da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), no município de Paulo Afonso. O secretário afirmou que o Governo do Estado tem total interesse em ampliar o acesso às universidades. “Temos que fazer um esforço para ampliar o acesso, sem sobrepor uma instituição a outra. Ao mesmo tempo, vamos fortalecer as universidades estaduais baianas”

“Enquanto Minas Gerais tem 13 universidades federais, a Bahia tem apenas três (Ufba, Ufrb e Univasf). Estamos fazendo um esforço para mudar esse quadro. Para isso, queremos transformar o campus da Universidade Federal da Bahia em Barreiras, em Universidade Federal do Oeste Baiano e criar universidade do Sul e Extremo Sul do estado, informou Sauer”.

Aproximação

A iniciativa da SEC de ouvir de perto as demandas da comunidade foi muito bem aceita no município de Paulo Afonso, primeiro a ser visitado. Para o diretor da Uneb, Juracy Marques, é um momento histórico. “É uma revolução na educação por trazer pessoas parceiras”, disse.

A prefeita de Glória, Ena Vilma Souza, destacou que “a iniciativa é fantástica por possibilitar a aproximação da SEC tanto com a comunidade, como entre os poderes. E isso se chama democracia”, avaliou.

Como parte das atividades da Caravana, o secretário Adeum Sauer visitou a escola reformada Josefa Gomes, no distrito de Ibó, em Abaré. Os técnicos da SEC confirmaram o sucesso da ação devido ao grande número de atendimento. “Só ontem a equipe do programa Todos pela Alfabetização (Topa) atendeu 80 pessoas” destacou a coordenadora do programa, Elenir Alves.