“A democracia está sendo feita com transparência e acabamos de passar por um processo que só fortaleceu esta ideologia. A partir daí percebemos que somos capazes de nortear os eixos pedagógicos com a participação da comunidade. Estou muito feliz por ter sido eleita pelas pessoas com quem trabalho”. As palavras foram da diretora da Escola Reunidas Coronel João Sá, no município de Jeremoabo, Helenísia Lima, após receber, junto com outros 41 diretores e vices-diretores escolares, das mãos do secretário da Educação, Adeum Sauer, o diploma que confere o cargo de dirigente escolar, após o processo seletivo interno de eleição direta, que ocorreu dia 17 de dezembro.

No Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Rodelas, a diretora Gilvânia Moura disse que teve apenas uma chapa, porém a participação da comunidade foi expressiva, ocorrendo todo o processo de forma democrática. “A eleição foi um avanço muito grande para a educação, assim como a Caravana, por aproximar SEC, escolas e funcionários, além de ser uma oportunidade ímpar para quem está iniciando uma gestão e tem muita dúvida, como eu”.

O diretor do Colégio Estadual Luiz Viana Filho de Santa Brígida, José Antônio do Nascimento, achou excelente a oportunidade da comunidade poder escolher os dirigentes, porém como sentiu dificuldade com a participação dos pais, ressaltou que pretende trabalhar intensivamente a aproximação deles, realizando maior número de reuniões para que fiquem mais próximos e possam ter a escola como deles. “Os pais são peças-chave na escola, pois sozinha ela não consegue educar.

ão os pais que colaboram com o processo educacional”. Em relação ao compromisso, José Antônio destacou que irá lutar para cumprir 100% e fazer de tudo para que a escola seja a melhor da Bahia.

Na mesma ocasião, 20 diretores eleitos assinaram do Termo de Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação. Para o secretário da Educação, Adeum Sauer, o compromisso serve para afirmar a cidadania, pois ele acredita que não há sociedade democrática que tenha desenvolvido sua população sem educação. E ao avaliar o primeiro dia de trabalho, o secretário disse estar satisfeito com o sucesso. “Aqui em Paulo Afonso quero agradecer a todos que colaboraram para este trabalho acontecer e que as atividades continuem com o mesmo ritmo”.

Soluções

A Caravana vem buscando detectar problemas e situações antes desconhecidas pela Secretaria da Educação, a exemplo da forma de pagamento dos funcionários das escolas do município de Chorrochó, que precisam se deslocar para Paulo Afonso para receber o salário por não ter banco. A Secretaria se comprometeu em viabilizar uma forma mais fácil que evite o deslocamento destas pessoas.

Iranildo Bezerra da Cruz, vice diretor da escola estadual Wilson Pereira, de Paulo Afonso, afirmou que o grande ganho com a eleição foi trazer a comunidade para a escola, pois percebia que os pais eram muito ausentes das atividades e assim se sentiram valorizados em saber que a opinião deles era válida. A partir daí passaram a se aproximar mais, ir mais à escola de forma participativa. “Acredito que estas iniciativas da SEC (eleições e caravana) quebraram um ciclo de centralização, onde tudo tem que ser feito em Salvador. Achei que trazer para cá facilitou muito”.

Na mesma ocasião, foi feita a entrega simbólica à Direc 10 da chave do carro Eco Esport. A ação também contemplará as demais Diretorias Regionais. O diretor da Direc 10, Pedro Silva, falou da importância de um carro deste porte para o deslocamento na região em época de chuva.