Durante toda esta semana, até sábado (31), os últimos barcos da Regata Heineken Cape to Bahia 2009 estarão chegando às águas da Baía de Todos os Santos e ficarão ancorados no Terminal Náutico. Nesta terça-feira (27), organizadores do evento foram recebidos pelo governador Jacques Wagner, na Governadoria.

No encontro, o governador conversou com o comandante da Regata, o sul-africano John Martin, sobre o potencial baiano para receber e promover eventos náuticos, assim como, desenvolver engenharia náutica. Martin elogiou a recepção e logística do Grupo de Trabalho Náutico e disse que pretende voltar daqui a três anos, quando acontecerá a próxima edição da regata.

A Regata Heineken Cape to Bahia 2009 teve a sua primeira largada no último dia 3, na cidade do Cabo, na África do Sul. Com 42 barcos de 30 a 100 pés, ela conta com cerca de 300 velejadores de países como Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Portugal, Rússia, França, Zâmbia, Estados Unidos e Canadá.

“A atração de regatas internacionais é uma das políticas públicas que vem sendo implantada pelo Estado para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da Baía de Todos os Santos e do litoral baiano”, explica Amélia Ramon, do Grupo de Trabalho Náutico composto por três secretarias e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que coordena o Grupo.

Segundo levantamento do Ministério do Turismo, o turista que chega nas regatas gasta, em média, cinco vezes mais do que o que desembarca em aeroportos. Ano passado o estado recebeu quatro regatas internacionais: a Clipper Race, Mini Transat, Jacques Vabre e Lês lles du Soleil.

O secretário de Trabalho Renda e Esporte, Nilton Vasconcellos, ressalta que o turismo ganha duas vezes. “As regatas são acompanhadas nos países de origem e elas incrementam o turismo na medida em que outros passam a ser interessar a vir aqui, por conta da repercussão na imprensa e nas mídias em geral”, disse.

A festa de premiação para os campeões da regata será realizada no dia 1º de fevereiro, a partir das 19h, no Yacht Clube da Bahia.