Quem for à Praia de Armação entre sexta-feira (16) e domingo vai ter a oportunidade de presenciar um dos eventos esportivos mais movimentados já realizados em Salvador. Um total de 626 atletas, divididos nas modalidades beach soccer, surf, bodyboard, vôlei de praia e aquathlon, vai exibir suas performances para o público, em busca do título de campeão dos Jogos Estudantis de Praia .

As competições acontecem a partir das 9h de amanhã e do domingo e das 8h do sábado. Serão quatro arenas – uma para surf e bodyboard, uma para o beach soccer, uma para o vôlei de praia e uma para o aquathlon, que mistura natação e corrida.

Para o conforto do público, foram instaladas arquibancadas nas quatro arenas, que acomodam confortavelmente mil espectadores. A entrada é gratuita e os espaços da praia e da balaustrada servem de arquibancadas naturais.

“É muito importante um evento como este, com um formato diferente do que estamos acostumados. Ele possibilita um intercâmbio interessante de informações técnicas entre as modalidades”, disse o surfista profissional, educador físico e professor do Centro de Terapia em Surf (CTS), Bruno Pitanga. Ele afirmou ainda que esta é uma boa oportunidade do público baiano se aproximar da cultura esportiva de praia.

Participação de deficientes auditivos

Ao todo, serão 166 atletas de surf e bodyboard, 300 de beach soccer (entre eles, os jogadores da seleção brasileira Sávio, Anderson e Souza) e 40 de aquathlon. Entre os 120 inscritos no vôlei de praia, destaque para o time convidado, formado por deficientes auditivos.

Os Jogos Estudantis de Praia são realizados pela Associação Comunitária e Cultural Stellagreice, tem patrocínio do Ministério dos Esportes e apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), prefeitura de Salvador, Federação de Beach Soccer do Estado da Bahia, Associação de Surf de Amaralina, Federação Baiana de Surf, Federação Baiana de Triathlon e Federação Baiana de Bodyboard.