Vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) realizou em 2008 seis copas de futebol com viés social – comunidades foram beneficiadas com lazer e novas oportunidades de negócio –, promoveu os Jogos Abertos do Interior, com a participação de mais de cinco mil atletas, e atendeu nas escolinhas de esporte a mais 2,3 mil alunos nos espaços da Fonte Nova, Centro Social Urbano da Liberdade e Núcleo Esportivo Armando Oliveira.

Também em 2008, a Sudesb celebrou 43 convênios com 37 prefeituras, no valor total de R$ 5,5 milhões, para construção, recuperação e reforma de equipamentos esportivos, apoiou 28 ligas e associações de bairro em projetos de inclusão social com material esportivo e capacitação técnica, contribuiu com passagens aéreas e terrestres para dezenas de atletas participarem de competições nacionais e internacionais, além de ajudar na promoção de eventos esportivos na capital e no interior.

Ainda em 2008, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 6 milhões para promover por meio do esporte a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos.

O bairro de Cajazeiras, com 450 mil habitantes, será o maior beneficiado. Vai ganhar o primeiro ginásio de esporte de Salvador, com dimensões oficiais (40 por 20 metros) e capacidade para 2,6 mil pessoas. A nova praça esportiva terá condições de abrigar competições nacionais de vôlei, basquete, futsal e handebol, além de disputas de boxe e artes marciais.

Outra boa notícia foi a construção de uma quadra coberta no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, em Salvador, além do projeto Bolsa Esporte, que prevê apoio financeiro a atletas iniciantes. Esse projeto ainda depende de aprovação na Assembléia Legislativa.

Ações de fomento

Dos 43 convênios firmados em 2008 com as prefeituras, três foram para construção de piscinas semiolímpicas nos municípios de Vitória da Conquista, Irecê e Correntina. Outra piscina será construída em Guanambi, fazendo parte de um acordo de cooperação técnica com a Uneb para atender aos alunos de Educação Física do campus universitário e à comunidade em geral.

Também como parte dos convênios, 34 deles foram para construção e reforma de quadras poliesportivas, sendo dois para a construção de quadras cobertas, do tipo ginásio, nos municípios de Entre Rios e Correntina. As quadras cobertas (ginásios) têm dimensões oficiais e podem receber jogos das seleções de vôlei, basquete, futsal e handebol.

Com Maracás foi celebrado convênio para reforma do ginásio de esportes do município. Outros convênios foram para reforma dos estádios de Licínio de Almeida, Tancredo Neves e Itamaraju.

Com recursos próprios, sem qualquer contrapartida das prefeituras, a Sudesb está investindo na reforma dos ginásios de esporte dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Ipiaú, Ubaitaba, Ubatã, Itamaraju, Ruy Barbosa e Valença. Em Salvador estão sendo recuperados o Ginásio Antônio Balbino (Balbininho) e o Centro Cultural ACM Brasil, no bairro da Liberdade.

Projetos em andamento

A Caravana do Lazer, um dos principais projetos da temporada de 2008, já colocou o pé na estrada, disposta a contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

São duas vans que vão percorrer o interior com técnicos da Sudesb, desenvolvendo atividades recreativas, com lastro na educação, integração social e no bem-estar das populações. Em cada localidade será realizado um curso de formação de agentes de esporte educacional e lazer e as crianças do município ganham um dia especial de diversão, com brinquedos e jogos recreativos.

A Escolinha de Esportes, com mais de 25 anos de existência, já atendeu a 120 mil pessoas, entre crianças e adolescentes de sete a 17 anos, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais.

Em 2008, com a interdição da Fonte Nova e as obras no Balbininho e no ACM Brasil, atendeu a 2,3 mil pessoas com aulas gratuitas de futsal, vôlei, futebol de campo e ginástica (Núcleo Esportivo Armando Oliveira), ginástica geral para idosos, natação e hidroginástica (Fonte Nova) e caratê (Centro Social Urbano da Liberdade).

A Copa de Futebol Amador Sub-17, com seis edições, teve um viés social definido, procurando agregar ações como primeiro emprego, oportunidades de trabalho, valorização do mercado informal, otimização dos pequenos negócios, entre outros aspectos sociais e econômicos. Já o projeto Vôlei de Praia, em Armação, envolveu 250 crianças e adolescentes de Salvador entre 12 e 17 anos.

O programa Esporte & Lazer de Todos Nós, de convênio renovado, continua movimentando mais de mil alunos no Nordeste de Amaralina com aulas de futebol, vôlei, caratê, jiu-jtsu, boxe, capoeira, balé, surf e natação na praia (crianças e jovens), ginástica, tai-chi-chuan e dança de salão (adultos e idosos).

Na Península Itapagipana, um projeto semelhante vai beneficiar mais de 1,5 mil crianças e adolescentes dos bairros da Ribeira e de Itapagipe, oferecendo aulas de taekwondo, futebol, remo, capoeira, basquete de rua e biodança.

Outras realizações

Os Jogos Abertos do Interior (edição 2008) envolveram mais de cinco mil atletas em nove zonais classificatórios nos municípios de Eunápolis, Bonito, Caetité, Senhor do Bonfim, Jequié, Camaçari, Valente, Barra e Santo Antônio de Jesus e nas finais realizadas em Lauro de Freitas (basquete, handebol e judô), Camaçari (vôlei, futsal, atletismo e ginástica rítmica) e Salvador (natação).

Os VIII Jogos Indígenas Pataxó, na aldeia Coroa Vermelha, em Porto Seguro, contaram pela primeira vez com o apoio do Governo do Estado. Na Praça do Cruzeiro, foram disputados arremesso de tacape, jogo de zarabatana, corrida com tora, corrida a pé, corrida de maracá, corrida do nakatxê, luta patxiw mika’ay, natação, cabo-de-guerra, canoagem e futebol, assistidos por turistas nacionais e do exterior.

Nas Olimpíadas Escolares para atletas de 15 a 17 anos, realizadas em João Pessoa (PB), a Bahia conquistou 10 medalhas, sendo nove pelo feminino, seis delas na natação e três no judô.

As baianas Aline Guimarães e Moyra Wanderley, pelas suas performances, participaram em dezembro da seleção brasileira que disputou o Sul-americano Estudantil, no Uruguai. Também a baiana Íngara Schindler foi pré-convocada para a Seleção Brasileira de Handebol.

O projeto Educação de Excelência Esportiva e Lazer, tendo como agentes educadores os atletas Everton Lopes, Pedro Lima e Rogério Nogueira (boxe) e Ronaldo Santos (natação), marcou presença nas escolas da rede pública. Como “embaixadores do esporte”, eles falaram de suas carreiras e das dificuldades que tiveram para vencer na vida.

Dois programas – um de valorização profissional e melhoria do bem-estar dos servidores (Probem) e outro de desenvolvimento de gestão (PDG) – estão em andamento paralelamente e buscam aprimorar a autarquia para os novos tempos. Já o programa Dimensão Social do Esporte e Lazer trabalha, através de clínicas, na formação de técnicos de arbitragem de vôlei, basquete e futebol no interior.

No Terminal Náutico da Bahia, a Sudesb recepciona os tripulantes de veleiros das regatas nacionais e internacionais que chegam à Baía de Todos os Santos. Foi assim com o Cruzeiro Costa Leste, com quase 50 embarcações, e o Rallye des Îles du Soleil, com 29. A família Portela foi também recebida, após uma volta ao mundo no catamarã Bravo, de 44 pés.

Responsabilidade social

Preocupada com as federações, ligas e associações que algumas vezes estão sem a documentação legal exigida para receber benefícios, a Sudesb promoveu uma reunião, onde ficou definida uma consultoria técnica aos gestores das entidades.

Como entidade-cidadã, a Sudesb apoiou a realização da VII Olimpíada Estadual das Apaes em Sauípe, que reuniu 24 municípios baianos e 600 competidores. Com a recuperação do Largo de Jubiabá, no Pelourinho, os moradores vão fazer ginástica e ioga, enquanto seus filhos vão se divertir com basquete de rua, golzinho e outras atividades esportivas.