Os velejadores sul-africanos do Projeto Izivunguvungu (que em zulu quer dizer o novo vento forte), integrantes do barco Voortrekker, realizam palestra gratuita na terça-feira (3), às 19h, no auditório do Terminal Náutico, no Comércio, para a comunidade náutica da Bahia, quando pretendem relatar a experiência vivida no percurso da Regata Heineken Cape do Bahia 2009 e também no projeto social desenvolvido pela Marinha da África do Sul.

O Izivunguvungu oferece escolas de vela, de música e coral para alunos com idade entre nove e 20 anos, além de escola para crianças com idades de seis meses a seis anos. Participaram do projeto mais de 500 alunos. "Na última semana do mês de março promovemos o Festival da Marinha, com uma regata de três dias e a presença dos jovens aprendizes”, disse o almirante da Marinha da África do Sul e responsável pelo projeto, Jacobus Louw.

A Heineken Cape conta com o apoio do governo da Bahia, por meio do GTNáutico, sob a coordenação da Sudesb; da Bahiatursa e da Secretaria de Turismo; e da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração.