Mais de 400 mil pessoas, 104 partidas, estádios lotados. Assim foram os jogos da 1ª divisão do campeonato baiano em 2008, que contou com o apoio do projeto Sua Nota é Um Show, desenvolvido pelo Programa de Educação Tributária (PET), da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz). E é com essa expectativa que a Sefaz firma mais um ano de parceria para o campeonato baiano. O evento de abertura do baianão aconteceu na última quarta-feira (14), no Hotel Catussaba e contou com a participação de dirigentes dos 12 clubes de futebol da Bahia, imprensa, apoiadores e claro, torcedores.

O evento foi aberto pelo presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, que fez questão de ressaltar a importância do projeto. "Acreditamos que com o Sua Nota é Um Show, os clubes terão condições de fazer um campeonato tão bom ou melhor que o de 2008, considerado por todos os críticos, como o melhor do Brasil", afirmou Rodrigues.

Muito bem representados estavam os times do interior, que de acordo com o diretor de futebol do Madre de Deus, Zé Carlos, não teriam muitas perspectivas sem o programa de educação tributária. "Lembro que quando eu era dirigente do River, nós tínhamos que pedir a colaboração dos empresários locais. Sem o projeto, alguns clubes não participariam do campeonato por falta de receita", lembra.

Programa de Educação Tributária

O Sua Nota É Um Show faz parte do Programa de Educação Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, que tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social do imposto e estimular o acompanhamento da aplicação dos recursos público. Só em 2008, o programa arrecadou mais de 4 milhões de notas e cupons fiscais, através do futebol e de apresentações culturais.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Carlos Martins, o objetivo do governo da Bahia em dar continuidade ao projeto está relacionado, sobretudo, ao apelo social e à educação tributária. "Quero reafirmar o interesse do governo em dar continuidade ao projeto, que além de estimular a população a pedir a nota ou cupom fiscal, ajuda aos clubes e aos torcedores que não possuem condições financeiras para irem aos estádios", afirmou o secretário.

O vice-presidente da CBF Nordeste, Marcos Ferreira, que também esteve presente na abertura do campeonato baiano, acredita que a parceria entre a Sefaz e os clubes é um exemplo a ser copiado por outros estados. "O Secretário Carlos Martins é um entusiasta e o governo do estado está de parabéns! O programa fala por si só, ele educa o torcedor a se comportar perante a exigência da nota fiscal, sem falar que o público nos estádio é garantido. Acho que o projeto deveria ser estendidos para outros campeonatos", afirma.