A Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS) está oferecendo 600 vagas de educação à distância para servidores públicos estaduais, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os cursos abrangem as áreas de atendimento ao cidadão, aprendizagem virtual e ética no serviço público. As inscrições devem ser feitas até o dia 5 de fevereiro, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Mais informações podem ser obtidas pelo (71) 3115-5151.

Para cada turma, são oferecidas 200 vagas. O primeiro curso a ser ministrado é o de atendimento ao cidadão, de 23 de março a 13 de abril, com carga horário de 20 horas.

O curso está dividido em sete tópicos principais: visão sistêmica do atendimento; atendimento e tratamento; efetividade no atendimento; competências essenciais do servidor público para bom atendimento; princípios éticos e legais do servidor público; direitos do cidadão e deveres do servidor público; e o papel do servidor na imagem do serviço público.

Para os servidores públicos estaduais interessados em conhecer a aprendizagem por meio eletrônico e utilizá-la como ferramenta, está sendo oferecido o curso Rumo à Aprendizagem Virtual, desenvolvido pela Canada School of Public Service (CSPS) e cedido à Enap em um acordo de cooperação técnica firmado entre as duas escolas.

Nas 10 horas de curso, que acontecerá entre 27 de abril e 18 de maio, estará em pauta desde a introdução à aprendizagem por meio eletrônico (conceito; história da educação a distância; educação a distância e capacitação do servidor público) até as principais tendências em educação a distância.

Resultado do acordo de cooperação técnica firmado entre o Brasil e a União Européia, o curso Ética e Serviço Público tem carga horário de 10 horas e previsão para ser realizado de 4 a 25 de maio. O curso foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

No programa estão previstos desenvolvimento histórico da ética; dimensões cognitivas e atitudinais da ética; mérito da ação (intenção e juízo desinteressado); escolha e deliberação; virtudes e caráter; autonomia e responsabilidade; aspectos conceituais da vida pública: república e democracia; estado, cidadania e império da lei; cargo público; prestação pública de contas (accountability); premissas da conduta ética da função pública e iniciativas governamentais: a gestão da ética.