A redução das desigualdades regionais é o tema central da reunião que acontece na manhã desta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília, entre o presidente Lula e os governadores das regiões Norte e Nordeste. Na última terça-feira (27), secretários estaduais e ministros fizeram um encontro preparatório para apresentar as propostas que estão sendo debatidas com os chefes dos executivos estaduais.

O governador Jaques Wagner começou a tratar da pauta com o presidente Lula na viagem que fizeram, juntos, na última terça-feira (27), a São Paulo (SP), onde participaram da cerimônia religiosa em memória às vítimas do Holocausto. Em março o presidente Lula deve anunciar um conjunto de medidas em articulação com os governos estaduais que consolidarão um compromisso envolvendo as três esferas de governo com a redução das desigualdades regionais.

Segundo Wagner, até lá haverá uma série de encontros bilaterais e setoriais que resultará numa grande estratégia para redução de indicadores como mortalidade infantil, analfabetismo e sub-registro civil. “O governo Lula entrará para a história como aquele que teve a determinação de enfrentar problemas ancestrais que persistiram, apesar do avanço tecnológico e institucional do Brasil”, prevê o governador baiano. Para ele, o êxito desse esforço depende fundamentalmente do amadurecimento dos compromissos firmados entre União e estados.

Wagner acredita na elaboração de um plano ousado, mas realista, que envolva o aporte dos recursos necessários para avançar na superação das desigualdades. A reunião será encerrada à 17 h, quando o presidente Lula fará um pronunciamento sobre os compromissos e as metas traçados no encontro. Em fevereiro, nos dias 10 e 11, haverá encontro semelhante com os prefeitos das duas regiões com o objetivo de integrar os governos municipais nesta pactuação.