A modernização da infraestrutura e os avanços estruturantes na logística de transporte, assim como a universalização do fornecimento de energia elétrica, são prioridades do governo da Bahia. O Sistema Viário 2 de Julho é uma das importantes intervenções já entregues à população baiana pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Inaugurado em dezembro, o novo sistema viário possibilitou a readequação do acesso ao aeroporto de Salvador, facilitando o tráfego em direção à Região Metropolitana.

As ações da Seinfra asseguram resultados imediatos na ampliação da oferta de energia elétrica e de gás natural no estado. Proporcionam ainda a melhoria do transporte de passageiros, em suas diversas modalidades. A médio prazo, o pólo logístico intermodal de serviços de transporte vai solucionar os atuais gargalos para o escoamento da produção agrícola e mineral da Bahia e das regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte.

O pólo logístico envolve a construção de porto, ferrovia, aeroporto, hidrovias e rodovias do sul da Bahia. A obra vai proporcionar a redução de custos de transporte, aumento da competitividade do agronegócio, incremento de pólos agroindustriais e a dinamização da economia, com geração de empregos.

Para acelerar o desenvolvimento econômico e social do estado, o governo da Bahia colocou em andamento a primeira etapa do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), com resultados em diversas regiões do Estado. Foram recuperados 1.298 quilômetros de estradas, como o trecho da BA-046 que liga Bom Despacho a Nazaré, seguindo até Santo Antônio de Jesus, com extensão de 90 quilômetros.

Estão em andamento as obras de recuperação de mais 1.783 quilômetros, como a BA-262, ligação entre Brumado e Vitória da Conquista. O total de investimentos chegará a R$ 596 milhões.

O Premar prevê investimentos de US$ 186 milhões (soma do valor financiado, US$ 100 milhões, com a contrapartida de US$ 86 milhões). A primeira etapa do programa representa um benefício para 1,2 milhão de pessoas de 49 municípios baianos.

Para alcançar as metas propostas pela Seinfra, as 20 residências do Derba existentes no estado foram reaparelhadas no período 2007/2008. Houve um investimento de R$ 60 milhões na aquisição de 230 máquinas destinadas à conservação da malha rodoviária.

No item conservação da malha rodoviária, os trabalhos realizados proporcionaram a melhoria da trafegabilidade em 22.050 quilômetros de estradas da Bahia. Convênios firmados com 46 prefeituras asseguraram a execução de obras em 2.855 quilômetros de estradas vicinais.

No início de 2008, diversas pontes do estado apresentavam danos estruturais, exigindo imediata intervenção. Foi definido um plano de ação, com metas e prioridades de execução para o período 2008/2010, visando prolongar a vida útil dos equipamentos e proporcionar condições de segurança aos usuários das rodovias estaduais. Foram concluídas obras em dez pontes, com investimento de R$ 17,7 milhões.

Com investimentos de R$ 34 milhões, a Seinfra também concluiu a sinalização horizontal e vertical de 1.827 quilômetros, assim como a construção de 23 praças de pesagem. A ampliação da oferta de energia foi uma das prioridades no período. A Seinfra, por meio da Superintendência de Energia e Comunicações, manteve a expressiva participação do governo no programa Luz para Todos, que visa a universalização do acesso e uso da energia elétrica na área rural.

Expansão na oferta de gás natural


A Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) garante fornecimento de gás natural para todos os segmentos consumidores. A companhia passa por revisão interna, essencial para melhor se adequar ao cenário da oferta crescente, viabilizada pelo aumento da produção do campo de Manati e, em médio prazo, pela implantação do Gasoduto Sudeste/Nordeste (Gasene) e a ampliação de mercado, principalmente nos segmentos residencial e comercial. A oferta de gás foi ampliada em 45,7%, saltando de 3,5 milhões de metros cúbicos/dia para 5,1 milhões de metros cúbicos/dia.

Em 2008, a Bahiagás foi responsável por cerca de 9% da distribuição nacional, mantendo a Bahia na condição de terceiro maior estado consumidor de gás natural do Brasil e maior mercado do Norte e Nordeste. Manteve-se como a quarta maior distribuidora do país em volume distribuído.

O gás natural representa 13,4% da matriz energética do estado, sendo utilizado nos seguintes segmentos: combustível industrial, automotivo, comercial e residencial, processos de co-geração, insumo petroquímico (matéria-prima industrial) e geração termelétrica.

Foram iniciadas as obras do último trecho do Gasoduto Nordeste (Gasene), em Pojuca, construção que vai dinamizar a economia de 47 municípios baianos. A iniciativa é do governo federal, com investimentos de R$ 3 bilhões.

As obras de infraestrutura energética envolveram investimentos em energia elétrica e gás natural. Até 2010, o governo da Bahia vai destinar R$ 116 milhões para a expansão da rede de energia elétrica.

Foram investidos R$ 31 milhões na expansão da rede elétrica, ampliando a oferta em áreas urbanas e rurais. Na eletrificação urbana foram investidos R$ 8,6 milhões, beneficiando 30 mil pessoas.

A eletrificação do Perímetro Irrigado da Barragem do Apertado (Mucugê) recebeu R$ 22 milhões, possibilitando a geração de 3,3 mil empregos diretos no campo e 500 indiretos em indústrias de cimento.

As obras de eletrificação do Forte São Marcelo, em parceria com a prefeitura de Salvador, tiveram o investimento total de R$ 1 milhão. Em iluminação pública, foram 14 obras contratadas (12 estão sendo concluídas), com aporte de R$ 624 mil em sete municípios.

O sistema de transporte da Baía de Todos-os-Santos também é prioridade no processo de recuperação da infraestrutura econômica e logística do estado. Em 2008, foi incorporado à frota o fast-ferry Ivete Sangalo, com capacidade para 600 passageiros e 80 veículos. Para melhor atender aos usuários, o ferry Maria Bethânia foi remotorizado neste período.

Com investimento de R$ 700 mil, o Programa de Restauração e Adequação dos Terminais Marítimos da Baía de Todos-os-Santos recuperou os atracadouros das ilhas de Paramana, Bom Jesus dos Passos e Cacha Pregos. As obras para restauração do terminal de Itamoabo foram licitadas. Estão em andamento as intervenções em Itamoabo e Camamu.

O governo da Bahia está executando o maior programa de renovação de frota de ônibus dos últimos anos. Já foram incorporados ao sistema 805 novos veículos, com investimento de R$ 270 milhões.

No setor de comunicação, foram implantadas 59 estações de retransmissão de sinal da TVE.

Conclusão do Sistema Viário 2 de Julho

Uma das principais obras de infraestrutura urbana de Salvador nesta década, o Sistema Viário 2 de Julho foi inaugurado em 15 de dezembro de 2008 pelo governador Jaques Wagner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O secretário estadual de Infraestrutura, Antonio Carlos Batista Neves, destacou o fato de as obras terem sido concluídas três meses antes do prazo. “Houve também uma economia de R$ 4 milhões, uma vez que os recursos totais previstos eram de R$ 33 milhões e os gastos ficaram em R$ 29,5 milhões”, disse.

A intervenção fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, numa parceria com o governo estadual, que ficou responsável pela contrapartida dos investimentos e pela execução dos serviços. O sistema conta com quatro viadutos e alças de contorno, que facilitam a ligação entre a capital com o aeroporto e municípios do Litoral Norte. O órgão responsável pela condução das obras foi o Derba.

Durante todo o período de construção do Sistema Viário 2 de Julho, 1,2 mil trabalhadores atuaram em todos os processos, desde a terraplanagem até a fase final.

Porto Sul: um dos destaques do Pólo Logístico de Transporte

O Porto Sul é um dos destaques do Pólo Logístico de Transporte. Trata-se de um porto offshore (em alto-mar) especializado em graneis, a ser construído numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus/Itacaré. Ele vai integrar um complexo que inclui ferrovia, hidrovia, rodovia e aeroporto. Será a solução para o gargalo existente nos principais portos baianos, voltado ao escoamento da produção do estado e das regiões Nordeste, Centro-oeste e Norte do país.

O projeto do novo porto prevê a construção de um terminal de 2,5 mil metros de extensão e profundidade de 19 metros, permitindo a atracação de navios de até 200 mil toneladas de capacidade de carga. Contará também com uma retroárea de aproximadamente 1.770 hectares, onde será implantado um pólo industrial e de serviços voltado para importação e exportação.