Índios da tribo Tupinambá da região da Serra do Padeiro, no município de Buerarema, sul da Bahia, estiveram nesta terça-feira (27) na Casa Militar do Governo do Estado para agradecer as obras na estrada vicinal da aldeia.
Segundo o cacique Babal, a estrada é um dos principais acessos à escola indígena, que possui cerca de 400 alunos. Serve também como escoamento para a produção agrícola dos 900 índios da tribo.

“Esperávamos estas obras há 20 anos. Agora podemos vender nossos produtos em outros municípios, gerando renda para a tribo. As obras também beneficiam os estudantes, que estavam deixando de freqüentar as aulas porque o acesso era muito difícil, principalmente quando chovia”, afirmou o cacique.

A estrada de 20 quilômetros ainda está em fase de conclusão (restam apenas 800 metros). No ano passado, os índios apreenderam quatro caminhões e uma pá-carregadeira para que o município atendesse às suas reivindicações. Mas a gestão municipal alegou falta de condições financeiras. Por causa disso, os índios enviaram suas reivindicações ao governador Jaques Wagner, que determinou a construção da estrada.

O cacique aproveitou também para fazer outras reivindicações, como a construção de uma escola, que hoje funciona de forma improvisada, e apoio para aumentar o escoamento da produção agrícola.