A previsão do tempo para a Bahia neste final de semana é de poucas nuvens e remotas possibilidades de chuva, em decorrência de uma massa de ar quente e seco centrada no Nordeste brasileiro. O prognóstico é do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá).

Para o meteorologista do Ingá, Heráclio Alves, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas nas regiões oeste e do São Francisco. “Em áreas isoladas dessas regiões, há também possibilidade de eventos de chuvas moderadas no final da tarde”, explicou. As temperaturas mais elevadas no estado serão registradas nessas regiões, no nordeste e no sul, onde as máximas tendem a variar entre 32 e 34°C.

Em Salvador, na Região Metropolitana e em todo o Recôncavo, o céu continuará parcialmente nublado a claro, com possibilidades de chuvas fracas e isoladas. Este panorama acontece por causa dos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico. As temperaturas máximas na capital baiana devem variar entre 31 e 33°C.

Alves informou que os ventos úmidos só ocorrem na faixa litorânea e que existem possibilidades de chuvas em toda região do Recôncavo, “mas elas são remotas”.

Para as regiões norte, nordeste, da Chapada Diamantina, sudoeste e sul, a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro. As menores temperaturas da Bahia para o final de semana devem ocorrer na Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas devem variar entre 19 e 21°C.

Variação da maré

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,7 e 2,2 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 7h e 19h. As alturas mínimas devem ocorrer em torno da 1h e das 21h, com valores variando entre 0,4 e 0,6 metro. A previsão das ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a dois metros.

A redução da nebulosidade, associada à influência da massa de ar seco na Bahia, também contribui para a maior incidência da radiação ultravioleta. Assim, os índices de radiação ultravioletas (IUVs) 13 e 14, previstos para o período entre sexta (30) e domingo (1º), fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).