O final de semana de 23 a 25 de janeiro será chuvoso em boa parte do interior baiano. De acordo com a previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), há possibilidades de chuvas fortes em áreas isoladas das regiões Norte e Oeste, e de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas, nas regiões do São Francisco e Nordeste.

Para o Recôncavo, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas. Esta também é a previsão para a Chapada Diamantina, o Sudoeste e o Sul. De acordo com o meteorologista do Ingá, Heráclio Alves, entre esta sexta-feira (23) e domingo, há uma tendência de poucas possibilidade de chuva, muito calor e céu parcialmente nublado a claro para estas regiões.

“As condições do tempo em todo o estado sofrem influência das Zonas de Convergência do Atlântico Sul e Intertropical”, explica Alves. A ZCAS, principal sistema meteorológico responsável pelo transporte de umidade da Amazônia para outras regiões do país, exerce maior influência, na Bahia, nas regiões Oeste e São Francisco.

Já a ZCTI traz umidade do Oceano Atlântico Norte, contribuindo para intensificação das chuvas nas regiões Norte e Nordeste do estado. A influência desse sistema contribui com o aumento da nebulosidade, bem como na ocorrência e intensificação das chuvas.

Assim como tem ocorrido no decorrer de dezembro e deste mês, as temperaturas devem se manter elevadas na maior parte da Bahia. As máximas devem ficar em torno de 34°C nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e Sul. As menores temperaturas, com mínimas em torno de 19°C, devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

Maré

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,6 e 2,3 metros de altura, atingindo seus máximos em torno das 3h e 15h. As alturas mínimas ocorrem entre as 9h e 21h, com valores variando entre 0,2 e 0,6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 2 metros.

O Os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 13 e 14 previstos para toda a Bahia no período entre os dias 23 a 25 de janeiro fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).