Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPs AD) e do Grupo Técnico de Álcool e Drogas, marcará presença no Festival de Verão, evento que acontece a partir desta quarta-feira (28), no Parque de Exposições. Durante os quatro dias do festival, uma equipe composta de assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e redutores de danos, desenvolverá ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis/Aids e ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

A estratégia será a de redução de danos, conjunto de ações educativas e de saúde que visa diminuir os efeitos negativos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

Segundo a assistente social Andréa Leite, do GT de Álcool e Drogas da Sesab, que coordena a intervenção, no ano passado, durante o Festival de Verão, mais de 10 mil pessoas foram abordadas, sendo 80% do sexo masculino. A idade de 60% das pessoas que interagiram com a equipe era entre 20 e 30 anos. A assistente social conta ainda que durante as abordagens, foram distribuídos mais de 18 mil preservativos e mais de 26 mil materiais educativos nos espaços de circulação do evento, como praças de alimentação, camarotes, locais de acesso à boate e estacionamentos.

A campanha de prevenção às DST/Aids e redução de danos realizado pelo CAPs AD e GT de Álcool e Drogas, que esse ano tem como slogan No verão da Bahia…abuse da alegria. Proteja a vida!, foi iniciado durante a Lavagem do Bonfim, com a parceria do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) e apoio da coordenação estadual de DST/Aids e Detran. O trabalho também será realizado na Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, e durante o Carnaval.

Durante o Festival de Verão, a equipe responsável pelas ações de prevenção às DST/Aids e redução de danos utilizará uma abordagem dinâmica e descontraída, com o objetivo de prevenir os foliões quanto aos riscos do uso abusivo de drogas, com dicas de prevenção e cuidados com a saúde, como a importância da hidratação, a escolha de um condutor para o veículo antes de iniciar a festa, a ingestão de alimentos leves.