O resgate da Bahiafarma, empresa de produção pública de medicamentos extinta em 1999, já é uma realidade. Em votação na terça-feira (20) na Assembléia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei nº 17.709/2008, que autoriza o Governo do Estado a instituir a nova Bahiafarma, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.

A nova Bahiafarma vai funcionar no município de Vitória da Conquista, onde o galpão que abrigará a fábrica já está construído, e sua instituição é uma importante iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec).

A unidade de Vitória da Conquista vai produzir, inicialmente, medicamentos contra hipertensão, a exemplo de captopril, hidroclorotiazida e enalapril, principais demandas do estado na área de anti-hipertensivos. A ampliação do elenco se dará de acordo com as necessidades e estratégias da assistência farmacêutica.

O início das atividades está previsto para 2010, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz ( Fiocruz). Há previsão de implantação de uma outra unidade da Bahiafarma na Região Metropolitana de Salvador, produzindo anticoncepcionais orais de baixa dosagem para todo o país, dentro do Programa de Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde.