Responsável pelas ações de prevenção e combate aos crimes ambientais na Bahia, a Companhia de Proteção Ambiental da Polícia Militar (COPA) tem agora no comando o major Nilton Cezar Machado, que substitui o major Claudecy Vieira dos Santos.

A transmissão de cargo, coordenada pelo comandante-geral da PM, Nilton Mascarenhas, foi realizada na tarde desta terça-feira (27), em frente ao Parque Metropolitano de Pituaçu. A cerimônia contou com a participação de autoridades militares e civis, como o chefe de gabinete do Governador, Fernando Schmidt, e o ex-ministro da defesa, Waldir Pires.

De acordo com o major Machado, a companhia possui atualmente um efetivo de 152 homens, além de barcos, motos e viaturas especiais para o combate a crimes como o tráfico de animais silvestres e as queimadas criminosas.

“A missão que recebi do governador é de interiorizar cada vez mais as ações da Companhia, pois temos bases na Ilha de Itaparica, em Ilhéus e em Lençóis. Agora sabemos que não basta a repressão, vamos iniciar um forte trabalho de conscientização com o objetivo de fortalecer a educação ambiental”, afirmou o major Machado. Ele lembra também que o Governo do Estado está reforçando e reequipando todo o sistema de proteção ambiental do estado, promovendo uma maior integração da Companhia com outros órgãos estaduais, como a Secretaria de Meio Ambiente, e federal, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

Ainda de acordo com o novo comandante, o tráfico de animais silvestres, por exemplo, é a terceira ação criminosa mais rentável no mundo, só perdendo para o tráfico de armas e de drogas. “As estimativas é que essa ação criminosa movimente entre 10 e 20 bilhões de dólares por ano. E o Brasil, com sua grande biodiversidade representa 15% desse volume. Então nossa missão é de combater fortemente essa série de crimes que degrada a nossa fauna e nossa flora”, disse.