Representantes do governo estadual e da prefeitura de Itaparica estão adotando medidas para reforçar a segurança, sobretudo nos atracadouros e marinas da região. A informação é da secretária do Turismo do município, Carla Gordilho.

Segundo ela, foram estabelecidas parcerias com as polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, bem como a colocação – por parte da prefeitura – de segurança 24 horas para fazer a vigilância dos barcos.

Carla Gordilho explicou também que ainda neste verão será adotado um sistema chamado de Taxi Boat, onde um barco fará o patrulhamento das outras embarcações atracadas em Itaparica.

O comandante da 5ª Companhia Independente da PM de Itaparica, major Gomes Filho, informou que dois policiais foram destacados para fazer diariamente o patrulhamento na área onde fica a marina. Além disso, ele contou que 280 PMs atuam em toda a área que compreende Itaparica, Vera Cruz e Salinas da Margarida.

“Nesse período, contamos com todo o nosso efetivo, porque nenhum policial tira férias nos três meses que compreendem a temporada de verão (dezembro, janeiro e fevereiro). Também temos uma parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária para a realização de abordagens ao longo da BA-001 e passamos a contar com um reforço de 30 soldados que entraram na corporação no fim de 2008”, explicou o major.

O construtor de barcos Daniel Paugnet, que é franco-brasileiro e está há mais de dois anos na Bahia, explicou que já é possível notar alguns avanços na segurança do local. “A presença policial é maior nas ruas, principalmente nas proximidades da marina e pontos mais desertos de Itaparica”, afirmou.

Segunda residência

Paugnet, que é amigo do casal de franceses que foi assaltado no fim do ano passado, disse que os turistas já disseram que vão voltar à Bahia para dar continuidade ao passeio interrompido.

Ele informou ainda que “de cada três estrangeiros que vêm aqui (Itaparica), dois manifestam o interesse de possuir uma segunda residência, além da do país de origem”.