Dezessete integrantes da maior quadrilha de tráfico de drogas que atuava nas regiões de Alagoinhas, Camaçari e Dias D’Ávila foram presos na quinta-feira (15), durante a Operação Maia, comandada pela 2a Coordenadoria de Polícia no Interior (Alagoinhas) com o apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com o bando, a polícia apreendeu sete pistolas calibre ponto 40, espingardas, cinco quilos de cocaína, R$ 3.300, 18 celulares, cinco automóveis e diversos aparelhos eletro-eletrônicos.

Iniciada há nove meses, a operação foi realizada em Alagoinhas e Camaçari (BA) e no estado de Sergipe, com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão, além do bloqueio e quebra de sigilo de 11 contas bancárias utilizadas pela quadrilha.

Comandada por Marcelo Mendes Ferreira e sua companheira Karine Oliveira Campos, conhecida como ‘Maninha’, natural de Mato Grosso do Sul, a quadrilha se auto-intitulava Os Maias (uma das mais antigas civilizações pré-colombianas) e traficava drogas puras procedentes da Bolívia.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, César Nunes, a quadrilha era muito bem articulada e impiedosa, eliminando integrantes de grupos rivais. “Não fosse o minucioso trabalho da SI e a conseqüente prisão da quadrilha, o tráfico de drogas da região de Camaçari iria tomar proporções preocupantes e se espalhar por outros estados”, afirmou.

Com o apoio da Polícia Civil de Sergipe, ‘Maninha’ e seu parceiro Marcelo Mendes foram presos em Aracaju, em companhia de um dos seus principais comparsas, Douglas Fernandes, e da sua namorada Rejane Cerqueira. Com eles foram apreendidas duas pistolas e dois veículos.