Integrantes de empreendimentos solidários, com idade a partir dos 16 anos e que na sua maioria nunca teve contato com computadores. Esse é o perfil dos 20 alunos que participam da primeira turma do curso de informática, oferecido pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária (Cesol). O objetivo do curso, que é gratuito e tem carga horária de 40 horas, é fortalecer os empreendimentos, oferecendo-lhes a oportunidade de ampliar o conhecimento na área de informática, com conceitos específicos da economia solidária.

De acordo com Teófilo Oliveira, presidente da cooperativa Reciclar, essa iniciativa do Cesol assegura aos empreendimentos solidários novas oportunidades para realização de suas ações e parcerias. “A nossa cooperativa tem um computador, mas ninguém que saiba manejar a máquina, o que dificulta a organização e até mesmo o trabalho da entidade. Agora com o curso, serei capaz de utilizar a máquina e ainda ampliar as nossas ações”, declarou o presidente da cooperativa, que trabalha com resíduos sólidos.

As aulas desta primeira turma tiveram início nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 30. De acordo com o instrutor Carlos Macedo, mais quatro turmas serão capacitadas ao longo deste semestre. Os interessados ainda podem se inscrever na sede do Cesol (Rua Álvares Cabral, nº 16, prédio Oscar Cordeiro – antiga Junceb). É exigida a apresentação da carteira de identidade e do CPF.