O ponto de ônibus da Brasilgás será fechado a partir de segunda-feira (2) para embarque de passageiros do sistema intermunicipal de transporte. A medida, anunciada nesta quarta-feira (28) pela Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, com o apoio da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), visa a segurança dos usuários, já que o local é apontado como responsável por 90% dos assaltos a ônibus que partem de Salvador com destino a cidades do interior.

“Os assaltos praticados contra os ônibus intermunicipais têm crescido significativamente, principalmente no percurso Salvador-Feira de Santana. Hoje são registradas 12 ocorrências por mês nesse trecho e se multiplicarmos este número por 50, que a média de passageiros por veículo, chegaremos a 600 vítimas/mês. É uma situação que não pode continuar”, afirmou o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Antonio Jorge de Azevedo Barbosa.

Com o fechamento do ponto da Brasilgás, o embarque dos usuários do intermunicipal será feito exclusivamente pela Estação Rodoviária de Salvador. O diretor de Qualidade e Serviços da Agerba, Zilan da Costa e Silva, disse que as empresas de ônibus já receberam a determinação da agência e não mais farão paradas naquele ponto. “Todo veículo que embarcar passageiros no local será apreendido e multado”, garantiu Zilan, acrescentando que a Agerba vai intensificar, junto com a Polícia Rodoviária, a fiscalização na área.

Diariamente, saem da Rodoviária de Salvador 540 ônibus com destino a cidades do interior. O superintendente Antônio Jorge explicou que além dos assaltos no interior dos veículos, os passageiros que utilizam a Brasilgás ficam expostos a pequenos furtos no local, conhecido também como ponto de tráfico de drogas e do transporte clandestino.