A cultura, a beleza e as potencialidades turísticas da Bahia estarão presentes na Europa até 1º de fevereiro, quando a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa cumprem uma série de compromissos com agentes de viagem, operadores, jornalistas e público-final para promover o estado, comercializar novos roteiros, captar novos fluxos de turistas e manter os vôos internacionais.

O primeiro evento é o Bolsa de Turismo de Lisboa 2009 (BTL), em Portugal, que começou no dia 21 e termina domingo (25).

Ele é dirigido aos profissionais de diversos países e ao público em geral que possuem interesse pelos produtos turísticos brasileiros. “Temos sete freqüências de Lisboa para Salvador e o compromisso de mantê-las”, afirmou a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.

O segundo evento, dia 27, em Sofia, na Bulgária, no Hotel Sheraton, é para promover o vôo charter de Milão para Salvador na alta temporada, cuja operadora responsável pelo receptivo em Salvador é a BIS. “Esta é uma grande oportunidade de poder captar novos fluxos de turistas da Europa”, explicou Rosana, que estará no evento junto com a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva. O público será recepcionado por uma baiana típica, haverá distribuição de folders, apresentação de vídeo e workshop com os operadores e autoridades locais.

O terceiro evento é a Feira Internacional de Turismo 2009 (Fitur), a maior da Espanha, que acontece entre os dias 28 a 1º de fevereiro, em Madri, e que levou em 2008 cerca de 250 mil pessoas àquele país. “Diante da crise internacional, a Bahia faz seu esforço para cumprir o compromisso de manter as quatro freqüências que possui de Madri para Salvador”, disse a diretora. Dentre os compromissos, estão agendadas reuniões com operadores internacionais, companhias aéreas, agentes, Embratur e imprensa.