A contagem regressiva, os fogos e a animação de baianos e turistas deram início ao começo de 2009 em todo Estado. No Farol da Barra, a alegria foi comandada por Mariene de Castro, Beth Carvalho, Banda Motumbá e Orquestra Rumpillezz. A animação continuou até a madrugada desta quinta-feira (01). O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo, responsável pela organização, investiu cerca de R$ 1 milhão em contratação de artistas e infra-estrutura para proporcionar ao público, estimado pela PM em 500 mil pessoas, uma festa repleta de alegria e paz.

A programação no Farol foi iniciada com a apresentação da Orquestra Rumpillezz. Logo depois, foi a vez de Mariene de Castro, que fez todos dançarem no ritmo do samba-de-roda. Depois da virada do ano, quem subiu no palco do Farol da Barra pela primeira vez foi a sambista Beth Carvalho, que interpretou as músicas que marcaram a sua carreira. O samba da Bahia também fez parte do repertório da cantora.

“Estou encantada com a beleza da festa e espero ser convidada para mais viradas de ano nessa terra maravilhosa”, afirmou Beth Carvalho. A madrugada terminou ao som da Banda Motumbá.

Em Salvador, além da Barra, foi possível conferir a queima de fogos de artifício, na Boa Viagem, Periperi, Ondina, São Tomé de Paripe, Itapuã e Cajazeiras. Em parceria com as prefeituras, a Setur e a Bahiatursa também garantiram o Revéillon de Porto Seguro, Lençóis, Andaraí e Ilhéus.

“As festividades de final de ano são muito importantes para a Bahia, porque atraem turistas proporcionando desta maneira o crescimento econômico do Estado”, enfatizou o secretário de Turismo, Domingo Leonelli.

Segundo ele, o Governo do Estado, juntamente com os artistas baianos, tem divulgado a Bahia para diversos países da Europa a fim de aumentar o fluxo do turismo. “A Bahia tem muita coisa boa para mostrar, por esse motivo o governo investe no setor turístico, uma de nossas áreas estratégicas” , ressaltou.

Em São Tomé de Paripe, a diversão teve como atrações Saiddy Bamba, D seu H, Raro Swing, Koysa Boa e o cantor de arrocha Nelsinho.

Segurança

O Governo Estadual não se preocupou apenas com os festejos. A segurança das pessoas que foram conferir a queima de fogos e as atrações musicais em Salvador e nas cidades do interior, foi uma área planejada e monitorada pelos órgãos oficiais. Para garantir uma entrada de ano com muita paz, a Polícia Militar realizou a “Operação Revéillon”, empregando 1. 956 policiais em Salvador.

Devido a grande concentração de pessoas, foram colocados na Barra 749 PMs, ficando o restante do efetivo responsável pelo policiamento em locais como Boa Viagem, Ondina, Pituba, Comércio, Itapuã, Cajazeiras, Periperi e Paripe.

A PM reforçou também o policiamento em todos os municípios do estado e região metropolitana, com ênfase nas localidades da orla marítima e com tradição em festejos de Revéillon, a exemplo de Porto Seguro, Ilhéus, Itaparica, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Imbassaí, Praia do Forte e Arembepe, entre outras.