A excelência na prestação dos serviços relativos à concessão de outorga (autorização) do direito de uso da água credenciou o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), a receber, pela segunda vez consecutiva, a certificação internacional de qualidade ISO 9001:2000.

O instituto é o único órgão gestor das águas a receber o certificado pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A solenidade de certificação acontece, nesta quarta-feira (11), às 15h, no Auditório Paulo Jackson da sede do Ingá, no bairro do Itaigara, em Salvador.

A ISO 9001:2000 é uma norma de Sistema de Gestão da Qualidade que orienta organizações por meio de requisitos fundamentais como a utilização de indicadores nos processos do Sistema. O Ingá tem como indicador básico o tempo médio de concessão da outorga (autorização e publicação de portaria), que foi mensurado em 60 dias úteis.

Com a melhoria contínua da gestão desses processos, é visada a redução desses indicadores para melhor atender às expectativas dos usuários de recursos hídricos. A primeira certificação do Ingá foi em 2005 e, desde agosto de 2008, o órgão obteve a requalificação após auditorias e avaliações.

A certificação tem validade de três anos e até a próxima renovação todos os sistemas de serviços de outorga do Ingá passarão por análises periódicas do Ibametro. Serão auditorias internas a cada três meses e auditorias externas anuais.

O Ibametro é um Organismo Certificador de Sistemas (OCS), habilitado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A certificação atesta a conformidade dos processos gerenciais em relação à norma NBR ISO 9001:2000. Com ela, a organização opera continuamente focada na melhoria contínua da gestão da qualidade e utiliza ações consistentes para manter o padrão. “É um caminho para fazer um sistema integrado de gestão dos processos de outorga. Sem dúvida, há uma confiabilidade maior do serviço com a certificação, além do processo de estimular a utilização de outras normas de qualidade”, explica a responsável pela gestão da qualidade no instituto, Mariana Mascarenhas.

Ela acrescenta que “a prestação de serviços de outorga evoluiu muito com os indicadores e a norma da certificação” e que “todos os servidores envolvidos no processo de outorga, além dos diretores da casa e também os demais colaboradores devem absorver os conceitos que irão nortear o sistema de gestão da qualidade do Ingá, estabelecida pela direção da autarquia”. O objetivo da política de qualidade é buscar a excelência na gestão das águas, por meio da melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade.