Capacitar agricultores familiares na cadeia produtiva de galinha caipira, promovendo assistência técnica e orientação especializada aos produtores. Com esse objetivo a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), por meio da sua Gerencia Regional, em Feira de Santana, promoveu nesta segunda-feira (02), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, o seminário Cadeia produtiva de galinha caipira.

A iniciativa faz parte do Projeto de Fortalecimento do Território Portal do Sertão, coordenado pela Gerência Regional da empresa em parceria com a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria de Agricultura (Seagri), e o Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais, de Feira de Santana.

Dentro do projeto, o segmento de apoio à Cadeia Produtiva da Galinha Caipira tem por finalidade promover a sustentabilidade da atividade, com a implantação de unidades de produção de galinha caipira, disponibilizando, aos agricultores familiares, orientações técnicas especializadas, tais como identificação de local apropriado para a instalação do aviário, alimentação, cuidados na higiene, tratos culturais, dentre outras orientações.

De acordo com Daniel Moreira, coordenador do projeto de fortalecimento do Território Portal do Sertão e engenheiro agrônomo da EBDA, o seminário, além de capacitar os agricultores, vai contribuir para a geração de emprego e renda da região. “Esta iniciativa visa orientar os agricultores familiares, proporcionando a melhoria das técnicas de produção e, consequentemente, aprimorando a sua capacidade produtiva”, explica Moreira.

O coordenador disse que o projeto prevê a distribuição de matrizes aos agricultores familiares, ao longo do ano, começando com a distribuição de 15 mil pintos, ainda este mês, beneficiando diretamente 200 famílias.