O quinto dia do Projeto Seagri Itinerante terminou, nesta sexta-feira (6), em Barreiras, no Oeste da Bahia, com o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, assinando ordens de serviços para a implantação de duas barreiras sanitárias nos municípios de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia, e para a implantação de quatro unidades de resfriamento de leite nos municípios de Angical, Muquém do São Francisco e Walderley.

Os atos foram respostas imediatas às reivindicações do setor da agropecuária, manifestadas durante reuniões dos representantes das várias cadeias produtivas, realizadas ao longo da semana, com os diretores e superintendentes de órgãos vinculados à Seagri.

A implantação das barreiras sanitárias tem o objetivo de dar suporte à região sanitária denominada Zona Tampão, visando a adoção de medidas para a manutenção do estado da Bahia como livre de febre aftosa com vacinação.

Ao autorizar a implantação de quatro unidades de resfriamento de leite, o secretário explicou que o objetivo é fortalecer a pecuária leiteira do Oeste, impulsionando a cadeia produtiva do leite, conferindo qualidade e competitividade.

A primeira versão do projeto Seagri Itinerante termina, neste sábado (7), no município de Luis Eduardo Magalhães, onde o secretário visita o Centro Industrial, local que abrigará a Farm Show, e o assentamento Rio de Onda. Ele almoça com 100 produtores e diretores do Sindicato Rural de Luis Eduardo Magalhães e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Regulamentação

Nesta sexta também foi divulgada a regulamentação da Lei de Defesa Sanitária Vegetal, que regulamenta a implementação do conjunto de programas, projetos, atividades de fiscalização, inspeção, medidas de prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais, como também assegura a sanidade das cadeias produtivas.

Aconteceu ainda o lançamento da VI Etapa do Programa de Manejo Estratégico de Ferrugem Asiática da Soja, com a divulgação da portaria n° 59, de 29 de janeiro de 2009, que torna obrigatório o cadastro de propriedades produtoras de soja no estado.

Para o Projeto Fitossanitário do Algodão foi assinado termo de cessão de equipamentos pelo Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), Seagri e Adab, além de inaugurado o Posto Fixo de Fiscalização, na rodovia Barreias/Luís Eduardo Magalhães, financiado pela Fundeagro e instalado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.