Publicada às 12h45
Atualizada às 14h15

A terceira edição da campanha Carnaval Sem Fome vai incentivar também o combate ao trabalho infantil durante a festa em Salvador. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), no lançamento da campanha na sede das Voluntárias Sociais. Participaram do evento os cantores Luís Caldas e Léo, da Banda Stakazero, representando os artistas baianos que aderiram à iniciativa.

Segundo a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, uma creche atenderá meninos e meninas em situação de rua no período da festa na capital baiana. “Vamos convencer os pais dessas crianças sobre a importância delas serem atendidas pela creche, tirando-as das ruas e combatendo o trabalho infantil”, afirmou.

Com o slogan “Com fome não se brinca”, nas duas últimas edições da campanha foram arrecadadas 201 toneladas de alimentos não-perecíveis – em 2007 foram 51 toneladas e em 2008, 150. Este ano a previsão é de 200 toneladas.

“Queremos ultrapassar essa meta de 200 toneladas, mas precisamos que as grandes empresas e indústrias contribuam com a campanha. É muito importante a mobilização do empresariado baiano para podermos ajudar as pessoas que passam fome em nosso estado”, disse Raimundo Barbosa, coordenador estadual da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, Raimundo Barbosa.

Participam da campanha as Voluntárias Sociais, a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi) e a prefeitura de Salvador.

Os artistas baianos também aderiram à campanha, incentivando a população a entregar seus donativos. “O Carnaval é o grande momento de conscientizar baianos e turistas para o combate à fome. È importante que todos façam a sua parte em prol da solidariedade”, afirmou Luís Caldas.

Iniciativa chega ao São João

Quem quiser doar alimentos para o Carnaval Sem Fome pode fazê-lo em um dos postos de arrecadação espalhados pela cidade: rede de supermercados, academias, colégios, faculdades, Central do Carnaval e Axé Mix. A doação deve ser realizada até Quarta-feira de Cinzas.

Antes mesmo do Carnaval, a população pôde participar da campanha durante os grandes shows e ensaios das bandas baianas. Este ano, a campanha vai se estender ao São João