Publicada às 20h20

Atualizada às 21h

A Secretaria Estadual da Educação lançou, nesta quarta-feira (18), na Cidade do Saber, em Camaçari, o ‘Protejo’, que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A iniciativa visa oferecer formação cidadã a jovens na faixa etária de 16 a 24 anos, de Salvador e região metropolitana, em situação de risco social.

O lançamento oficial contou com a presença do secretário de educação, Adeum Sauer, do delegado-chefe da polícia civil, Joselito Bispo, e do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.

Realizado de forma pioneira pela Bahia, o programa será dividido em duas etapas. A primeira, com realização de oficinas de arte-educação como dança, teatro, artes plásticas, música, literatura, esporte e informática. A segunda etapa constará de projetos sócio-educativos com a participação dos jovens do programa. As duas etapas serão realizadas em 21 escolas estaduais de Salvador, Camaçari, Simões Filho e Lauro de Freitas.

Aproximadamente 600 jovens que vivem em comunidades carentes desses municípios irão participar e, além das oficinas, receberão uma bolsa no valor de R$100 durante um ano. “Esse projeto vai ser muito importante para tirar jovens que estão nas ruas, usando drogas e fazendo muita coisa errada”, afirmou o jovem Florisvaldo Santos, 16 anos.

Todas as atividades serão desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogos, sociólogos e educadores. O programa é realizado em parceria entre o Estado e os municípios e tem o investimento de R$1.673 milhões do governo federal por intermédio do Pronasci.

“Nós acreditamos que a educação é a melhor forma de tirar esses jovens de situações de risco social, pois medidas punitivas não resolvem o problema. Com esse programa, eles poderão ter oportunidades e serem inseridos dignamente na sociedade”, disse o secretário da Educação, Adeum Sauer.