A Lei Seca está surtindo efeito em seu primeiro carnaval. O número de acidentes de trânsito registrados (incluindo dados colhidos em hospitais), até a manhã desta terça-feira, foi de 89 contra 191 para o mesmo período do ano passado, uma queda de 53%. O número de acidentes com vítimas é de 53 contra 64 (queda de 17%) e o número de atropelos 18 contra 22 (queda de 18%).

O teste do bafômetro foi realizado em 1.486 condutores, também até manhã desta terça-feira, 177 motoristas foram pegos, sendo que 149 serão penalizados administrativamente e 28, além disso, serão processados por crime de trânsito. Entre os autuados 101 se recusaram a realizar o teste e foram encaminhados às delegacias para registro de ocorrência.

Entre taxistas e motoristas de ônibus, que não podem se recusar a fazer o teste, foram realizados 801 testes por amostragem como fiscalização, nenhum motorista foi pego. Além destes testes, 1.530 abordagens entre motoristas da Polícia Militar, que também não podem se recusar fazer o teste, detectaram apenas dois motoristas infratores, eles foram afastados da direção antes mesmo de iniciarem seus trabalhos.

Essas ações são uma parceria da Transalvador com Polícia Militar e tem resultado em blitzs em vários pontos da cidade durante todo o dia, a fim de garantir a segurança dos condutores e o cumprimento da lei. O número de acidentes registrados em comparação com a frota e trânsito de veículos é maior entre motos e no período da madrugada.