Oficialmente aberto o carnaval 2009 e a noite de quinta-feira (19) no campo grande explica porque o tema da festa esse ano é Afoxés. A matriz da maioria das manifestações culturais que passam na avenida é africana, seja a capoeira, o samba ou a dança em homenagem aos orixás. O bloco Afro Capoeira, conduzido por Tonho Matéria, tinha todos esses elementos e arrancou aplausos dos foliões.

Depois de participar da abertura da festa em Periperi, o governador Jaques Wagner foi ao circuito do centro conferir os desfiles da noite. O governo da Bahia investiu 4 milhões e 200 mil reais em 117 entidades, entre afoxés, blocos de samba, de reggae, de indio e percussão.

Segundo Wagner, era importante incentivar e resgatar essa vertente, que é “A verdadeira origem do carnaval baiano e que não podia correr o risco de desaparecer por falta de incentivo”. O governador é folião confesso e, ao lado da primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, recebeu diversas autoridades e políticos no camarote do governo, entre eles, o vice-prefeito da capital baiana, Edvaldo Brito.

“Eu vim agradecer ao governo da Bahia pelo reconhecimento da importância dessa cultura de raiz negra, eu que, todos sabem, sou ligado à religião de origem africana, só tenho que ficar feliz e parabenizar o governo por essa iniciativa.”

Para sistematizar esse apoio, a secretaria da Cultura criou o programa Carnaval Ouro Negro, que, além de repassar recursos individuais para as 117 agremiações que variaram de R$ 15 mil a R$ 100 mil, também promoverá, a partir de abril, um curso de capacitação em gestão cultural, voltado para os dirigentes de blocos.

“É preciso fornecer subsídios para que esses dirigentes aprendam a elaborar projetos culturais a fim de obter financiamentos, patrocinadores e para que eles também possam conhecer estratégias de negociação e produção, e claro, prestação de contas”, afirmou Márcio Meirelles, secretário de Cultura. “Além do que – continuou o secretário – esse segmento é responsável pelas transformações rítmicas, melódicas e percussivas de nosso carnaval”.

Alerta Geral

Faltava pouco para a meia-noite quando o Alerta Geral entrou na avenida, com sambistas de todas as idades. Os cariocas Arlindo Cruz , Dudu Nobre e Fundo de Quintal e a baiana Mariene de Castro levantaram a arquibancada e sacudiram os camarotes, comemorando 15 anos de participação no carnaval da Bahia.