O lançamento oficial da Campanha ‘Fique Sabendo’, aconteceu nesta sexta-feira (20), no posto de testagem de HIV – Aids, que foi montado no Pelourinho, na Antiga Faculdade de Medicina. A campanha é promovida pelas Secretarias Municipal e Estadual e pelo Ministério da Saúde.

O teste oferecido à população durante o carnaval é gratuito e o resultado é imediato. O folião preenche uma ficha ao chegar ao posto e em seguida faz o teste e recebe o resultado. A expectativa é que o posto faça cerca de 900 testes até o fim do carnaval. Segundo a coordenadora municipal da campanha, Maria do Socorro Chagas, “os jovens estão vindo com frequencia para fazer o teste, estão aparecendo cada vez mais”, relatou.

Serão feitos cerca de 200 testes por dia, e de acordo com a coordenadora estadual da Campanha de Combate à Aids, Maricélia Macedo, a receptividade das pessoas em relação ao teste tem sido boa. “Estamos muito satisfeitos e a expectativa é que essa freqüência aumente ainda mais até o fim do carnaval”, declarou.

A Sesab está realizando diversas ações de combate à Aids durante o carnaval, entre elas, aliada ao teste, a distribuição de preservativos em todos os circuitos da folia. “Mais de 100 mil camisinhas vão ser distribuídas nos circuitos, além do posto de testagem que é mais uma novidade no carnaval de Salvador para informar e esclarecer a população”, garantiu o secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla. Em caso de resultado positivo, folião será orientado a procurar um médico especializado para assegurar seu tratamento.