Com o objetivo de estimular a adoção de práticas sexuais seguras, com o uso do preservativo, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio da coordenação estadual de DST/Aids, desenvolverá uma campanha de prevenção às DST/HIV/Aids durante o período de Carnaval.

A campanha, voltada para os foliões e a população que trabalha durante a festa, prevê a distribuição de folhetos educativos e bandanas e de preservativos masculinos, de forma a torná-los mais acessíveis à população que comparece ao circuito da folia.

Além das ações educativas, que ocorrerão no circuito Barra/Ondina, a Sesab, por meio da coordenação estadual de DST/Aids e do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (antigo Creaids), está apoiando a ação “Fique Sabendo!”, do Ministério da Saúde, que será viabilizada em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Salvador.

Trata-se de uma estratégia do MS que visa conscientizar a população para a importância da detecção precoce do HIV. A campanha “Fique Sabendo!” será lançada, nesta sexta-feira (20), às 15h30min, na antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, Circuito Batatinha.

Estarão presentes, representantes do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, e o cantor e compositor Gerônimo, Rei Momo do Carnaval 2009 e homenageado pela Sesab com o Troféu Artista Voluntário na Luta contra a Aids.

No Carnaval, das 9 às 17h, funcionará um posto de coleta, na antiga Faculdade de Medicina, com técnicos capacitados para realizar o teste anti-HIV. Haverá distribuição de material educativo e de preservativos, além de técnicos aptos a dar orientações sobre o teste.

Após essas orientações, quem quiser poderá fazer a testagem, recebendo apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso seja detectado o HIV, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado. A coordenadora estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo, ressalta que o diagnóstico precoce é importante para um tratamento que assegure a qualidade de vida da pessoa infectada.

Treinamento

Para viabilizar a campanha “Fique Sabendo!”, 15 profissionais de saúde da Sesab e da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador foram capacitados para realizar o teste rápido. O treinamento aconteceu terça-feira (17), durante todo o dia, na sede do Cedap. Foi feita também uma reunião com os 10 profissionais que atuarão no acolhimento e aconselhamento daqueles que desejarem fazer o teste.

Estatísticas

O Ministério da Saúde estima que existam hoje no Brasil aproximadamente 630 mil pessoas vivendo com o HIV e, destas, 255 mil nunca fizeram o teste, desconhecendo sua situação sorológica.

Por isso, o MS busca, com a campanha, incentivar a população para que realize, de forma consciente e espontânea, o teste anti-HIV. Conforme dados do Programa Nacional de DST/Aids, desde 1980 até junho do ano passado, foram notificados 506.499 casos de Aids no país, sendo 58.348 no Nordeste.

Na Bahia, de 1982 a 2008 foram notificados 9.905 casos em adultos, sendo 6.573 homens e 3.332 mulheres e 345 casos em crianças. Dados preliminares indicam que somente no ano passado foram diagnosticados 479 casos novos em adultos, sendo 281 homens e 198 mulheres e 12 em crianças.