Fardamento, equipamentos individuais de segurança (EPIS), acesso a microcrédito e três alimentações diárias. Estes são alguns dos benefícios que a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), está oferecendo aos catadores de latinha durante o Carnaval.

Para receber os benefícios, os trabalhadores devem, munidos de documento de identificação, se dirigir a uma das quatro unidades de apoio montadas pela Setre, localizadas no Largo Dois de Julho, Barra, Politeama, e Ondina, e fazer um breve cadastro.

Denominada O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, esta ação é realizada pelo segundo ano consecutivo e faz parte do programa Bahia Solidária.

“Nosso objetivo maior é proporcionar a esses catadores, comumente marginalizados, trabalhando em condições desumanas, dignidade para desenvolverem as suas atividades. Por isso estamos distribuindo kits de fardamento e EPIS para que se sintam mais seguros e possam trabalhar com respeito, tanto próprio, quanto dos foliões”, afirmou o superintendente da Sesol, Helbeth Oliva.

Catador de latinha durante o ano todo, José Florêncio disse que esta ação, além dos benefícios materiais que são oferecidos aos trabalhadores, proporciona segurança, porque quando estão fardados recebem tratamento diferenciado.

“Já fui colocado para fora de um bloco, quando estava indo coletar latinha. Fardados, somos tratados de forma diferente. Às vezes, até nos convidam para entrar e recolher o material”, afirmou José, que se cadastrou a fim de garantir outros benefícios que a Sesol oferece aos catadores ao longo do ano, como cursos de qualificação.

Linha de crédito especial

Durante os cinco da festa, muitas pessoas fazem da coleta uma oportunidade para a geração de renda. Para os catadores de latinha, o Carnaval proporciona o aumento das suas coletas, mas isso não é revestido em lucro, pois existe uma demanda maior que a procura.

Para minimizar esse efeito, a Sesol, em parceria com a Desenbahia, ofereceu uma linha de crédito especial para as cooperativas integrantes do complexo de cooperativas.